Abhor “Occulta religiO” [Nota: 7/10] – Ultraje – Metal & Rock Online
Reviews

Abhor “Occulta religiO” [Nota: 7/10]

Editora: Iron Bonehead Productions
Data de lançamento: 25 Maio 2018
Género: black metal

A lançar material desde 1998, os Abhor já vão a caminho do sétimo álbum. São uma instituição do black metal italiano e com mais de 20 anos de carreira continuam a usar este género musical como um meio de estudo em relação aos campos esotéricos numa só congregação que combina a arte musical, visual e literária.

Num trabalho de magia negra e mística, este “Occulta religiO” evidencia a vontade que o colectivo de Pádua concentra em si mesmo para não se desviar muito do tradicionalismo do black metal. Claramente influenciados pelos anos 1990, as malhas de guitarra por aqui ouvidas focam-se nessa década, em que Mayhem é uma das reminiscências na faixa “Engraved Formulas”, tanto quando são rápidas ou com passada média, ainda que nesta última condução haja um teor muito ritualista como é exemplo o tema “Fons Malorum” que faz lembrar Behemoth nos tempos recentes de “The Satanist” (2014). Todavia, se falamos de ritualismo – que é uma pedra basilar dos Abhor – podemos depreender que existam também teclas, o que não é obrigatório, claro… Mas há. Portanto, ao longo destes quase 40 minutos de duração vamos ser empurrados à força para dentro de uma igreja apetrechada de um órgão eucarístico que torna o álbum num eco de terrores religiosos.

É engraçado que, por mais old-school e algo directo que “Occulta religiO” possa ser, não somos capazes de o classificar como algo ultrapassado ou insosso, portanto resta fechar dizendo que os Abhor estão para as curvas e satisfarão os adeptos do black metal histórico que não é assim tão badalado nos canais mainstream.

7/10
Topo