#ChooseUltraje

Features

A Batalha do Somme e o Heavy Metal

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Going_over_the_top_01A corrida para o parapeito no início da ofensiva a 01 de Julho de 1916.

Estamos no dia 2 de Julho de 2016. Há 100 anos atrás, a Batalha do Somme (I Grande Guerra Mundial) já decorria há mais de 24 horas quando, no dia anterior, as tropas aliadas iniciaram a ofensiva por volta das 6h30 da manhã. A Batalha do Somme é das mais sangrentas da História, resultando em perto de um milhão de mortos (sendo que os Aliados contribuiriam para essa quota com mais de 700.000 baixas). A batalha decorreu até 18 de Novembro de 1916, mas apenas no primeiro dia contaram-se cerca de 19.000 mortos só na ala britânica.

Ao mesmo tempo acontecia a Batalha de Verdun que se tinha iniciado em Fevereiro e só terminaria em Dezembro com vitória francesa. Mesmo com duração maior, esta batalha igualmente famosa contaria com menos baixas (na casa dos 300.000 mortos). Por seu turno, e mesmo que a Batalha do Somme seja dos acontecimentos bélicos mais trágicos de sempre, a vitória não sorriu propriamente para nenhum dos lados – se por um lado as forças alemãs recuaram quase 70km até à Linha Hindenburg, por outro os exércitos da aliança não conseguiram romper por completo as linhas germânicas, apesar de considerarem um momento estratégico na sua luta (o que ainda hoje é considerado controverso).

Feito o resumo da História que nos traz aqui hoje, fomos à procura de músicas heavy metal e rock que, dalguma forma, estejam conotadas não só à Batalha do Somme em concreto, mas também ao ano de 1916.

Cryptic Wintermoon – Bonegrinder 1916

Do álbum “Of Shadows… and the Dark Things You Fear” (2005).

 Motörhead – 1916

Do álbum “1916” (1991).

 Bolt Thrower – Tank MK I

Do álbum “…for Victory” (1994). Nota: o tanque Mark I foi uma das armas utilizadas na Batalha do Somme.

Neurosis – Verdún 1916

Do álbum “Verdun 1916” (1995).

 IQ – Common Ground

Do álbum “Nomzamo” (1987).

 Cheshire_Regiment_trench_Somme_1916Regimento Cheshire numa trincheira durante a Batalha do Somme.

Features

Nuno Bettencourt, Tom Morello e Scott Ian tocam tema de Game Of Thrones

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Consagrada como uma das séries mais populares de sempre, Game Of Thrones, que terminou na última madrugada, teve a capacidade de exultar nos seus fiéis seguidores todas as emoções desde o seu início com o genérico criado por Ramin Djawadi.

No clip abaixo, Djawadi é acompanhado por Dan Weiss (criador da série), Tom Morello (Rage Against The Machine), Scott Ian (Anthrax), Nuno Bettencourt (Extreme) e Brad Paisley numa jam session com as novas guitarras Fender em que tocam precisamente o tema principal de Game Of Thrones com muito free-style solista pelo meio.

Continuar a ler

Features

Sabaton History Channel, ep. 15: o Barão Vermelho

Diogo Ferreira

Publicado há

-

No novo episódio do Sabaton History Channel, Joakim Brodén e Indy Neidell escolhem falar do tema “The Red Baron” que pertence ao próximo álbum “The Great War”, a ser lançado a 19 de Julho pela Nuclear Blast.

O Barão Vermelho é um do ícones heróicos da I Guerra Mundial que, simultaneamente, engloba a mecanização e a romantização da guerra moderna com as suas habilidades e heroísmo. Manfred von Richthofen é o nome verdadeiro do piloto que é, então, recordado em mais um episódio do Sabaton History Channel.

Mais episódios AQUI.

Continuar a ler

Features

Jinjer ao vivo no Resurrection 2018 (c/ vídeo)

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Foto: Veronika Gusieva

Abaixo podes assistir à prestação dos Jinjer no Resurrection de 2018. Recentemente disponibilizado pelo próprio festival, este vídeo servirá para aguçar a vontade que os fãs desta banda têm para os ver no Vagos Metal Fest deste ano. Nos quase 40 minutos de concerto, os Jinjer executaram temas como “Words Of Wisdom”, “I Speak Astronomy”, “Pisces” ou “Captain Clock”.

O EP “Micro”, lançado em Janeiro de 2019 pela Napalm Records, é o registo mais recente dos ucranianos que, como referido, actuarão no Vagos Metal Fest, evento que se realiza entre 8 e 11 de Agosto. Stratovarius, Six Feet Under, Satyricon, Candlemass, Death Angel, Watain e Alestorm são alguns dos nomes do cartaz.

Continuar a ler

Facebook

#UltrajeRadar

Ultraje #21