Batushka “Litourgiya” [Nota: 9/10] | Ultraje – Metal & Rock Online
Reviews

Batushka “Litourgiya” [Nota: 9/10]

13548c65-7144-45da-a0b9-c212356ffbcfEditora: Witching Hour Prods
Data de lançamento: 04 Dezembro 2015
Género: black/doom metal

Quando já pouca coisa nos pode surpreender, eis que surge uma banda oriunda da Polónia chamada Batushka que lança, agora no final do ano, o primeiro álbum “Litourgiya” para abanar a cena doom/black metal. A primeira sensação oferecida por este disco é a sonoridade abafada e um pouco ecoada nalguns lances de guitarra que nos dá uma envolvência fantasmagórica e espessa formando uma autêntica parede de som. O resto da viagem é fornecido pela constante deambulação entre secções mais lentas e melódicas que nutrem o sentimento doom e os longos espasmos de fúria veloz que exala a negritude do black metal. Mesmo assim, a melodia é uma constante devido ao trabalho das guitarras que tanto pode ser melancólico como voraz, mas que tem sempre uma camada harmoniosa que melhor personifica o talento destes músicos.

Contudo, poderá dizer-se que um dos aspectos mais fantásticos deste trabalho passa pela utilização de uma voz barítona e muitas vezes coral que fabrica uma toada cerimonial e religiosa que, liturgicamente falando, até vai ao encontro do título do disco. Mas claro que os berros gritantes não faltam para criar uma onda de pessimismo e raiva. Tudo bem balanceado, portanto.

A indústria é feroz e a concorrência não dá tréguas – por isso, lutar por um lugar ao Sol é extremamente difícil nos dias de hoje. No meio de tanta banda e de algum lixo é sempre bom entrar no e-mail e, sem concepção prévia, esbarrar numa banda como esta… Se és comprador de discos, este “Litourgiya” merece os teus euros. A banda, o underground e a tua estante agradecem.

9/10
Topo