Cepheide “Saudade” [Nota: 8/10] | Ultraje – Metal & Rock Online
Reviews

Cepheide “Saudade” [Nota: 8/10]

a3117479489_10Editora: independente
Data de lançamento: 04 Outubro 2016
Género: black metal atmosférico

Em 2016, os Cepheide tornaram-se numa excelente e positiva surpresa com “Respire”, um lançamento de 35 minutos divididos em duas faixas de black metal atmosférico – aquele mesmo celestial e melancólico que se interioriza em nós. Pouco mais de um ano volvido, os franceses regressam aos lançamentos com “Saudade” – bonito título este com uma palavra que começa a ser cada vez mais usada por quem não fala o nosso português, como foi já exemplo numa canção de Sylvaine e num álbum de Lascar.

Musicalmente, e ainda que a corrente seja idêntica, há diferenças a apontar entre estes dois lançamentos próximos: “Saudade” tem os seus 40 minutos divididos em cinco faixas mais cruas e mais terrenas. No entanto, o teor pesaroso e pesado prossegue mais ferozmente porque não há muito tempo para as passagens ambientais que existiam em “Respire”; logo, vamos muito mais directos ao assunto com este disco. O fundo musical pode não ser tão etéreo como no ano passado mas é verdade que continua denso, e as guitarras lead têm todos os holofotes virados para si pois são essencialmente elas que nos fazem navegar por estas linhas sonoras inquietas, tristes e geladas. Frisar ainda a capacidade que a banda teve para transformar meras guitarras em praticamente arranjos orquestrais, tal é a beldade e a camada sonora que se faz sentir ao longo de todo o disco.

Aparentemente menos promovidos agora com “Saudade” do que com “Respire”, os Cepheide não perderam, de todo, o fulgor único que faz deles uma das melhores bandas de black metal atmosférico/melancólico oriunda do underground. Mais uma vez garantimos que os Cepheide são indiciados para fãs de Wolves In The Throne Room, especialmente tendo em conta o novíssimo “Thrice Woven”.

8/10
Topo