Dysrhythmia “The Veil Of Control” [Nota: 8/10] – Ultraje – Metal & Rock Online
Reviews

Dysrhythmia “The Veil Of Control” [Nota: 8/10]

Dysrhythmia_coverEditora: Profound Lore Records
Data de lançamento: 23 Setembro 2016
Género: rock/metal progressivo e instrumental

Formados em 1998 e com sete álbuns na bagagem – incluindo o novo “The Veil Of Control” –, o power-trio norte-americano Dysrhythmia não anda aqui para agradar a modas. Fazem o que têm a fazer e acabou. Se, por vezes, isso é pretensiosismo e altivez, aqui tem de ser mesmo assim – basta ouvir a música que produzem. “The Veil Of Control”, e a própria banda, estranha-se ao início e entranha-se à medida que os minutos de prog instrumental vão avançando. Com um som algo abafado, a primeira faixa – que é o tema-título – pode soar esquisita, mas, inundados pelo sonoro característico, vamos acabar por absorver o que das colunas sai e esquecer o que de menos bom pode existir neste disco.

Armados de instrumentos orgânicos, os Dysrhythmia oferecem temas complexos com estruturas nada lineares – mas aqui nada é linear, diga-se de boa verdade! Com audições descuidadas tudo pode parecer fora do sítio e, realmente, há situações em que os instrumentos estão a fazer coisas aparentemente diferentes que acabam por ligar-se minuciosamente. Por exemplo, em “Internal _ Eternal” há um baixo maníaco e repetitivo que preenche o fundo para que a guitarra lead cintilante proporcione melodia; já o baterista parece que está ali só para bater em pratos e tambores como se não houvesse amanhã e como se nada disto fizesse sentido – mas faz, até porque vai encontrando o seu próprio caminho num dos temas menos complicados do álbum.

O sentido humano está habituado a compassados pares (4 por 4, por exemplo), mas a complexidade deste trabalho não se fica só pelo atrás mencionado, pois vamos ser confundidos por compassos estranhos. Por fim, referir que há uma veia jazz neste trio e, por entre incursões ora rock ora metal, os Dysrhythmia acabam por demonstrar toda a sua escola jazzística.

8/10
Topo