[Exclusivo] Epica: Mark Jansen assume composição de novo álbum após digressão | Ultraje – Metal & Rock Online
Entrevistas

[Exclusivo] Epica: Mark Jansen assume composição de novo álbum após digressão

204974_epica_3

Em 2016, os Epica voltaram a tomar de assalto a ala sinfónica do metal com “The Holographic Principle” e um ano depois regressam aos lançamentos com o EP “The Solace System” (Setembro, Nuclear Blast) que contém seis faixas que ficaram de fora do longa-duração. Têm percorrido o planeta – passaram por Portugal no VOA Fest deste ano – e a digressão de suporte ao trabalho do ano transacto tem sido um sucesso sem antecedentes.

Numa entrevista concedida à Ultraje (que será divulgada na íntegra brevemente), o mentor Mark Jansen reflecte que «“The Holographic Principle” [“THP”] foi, de facto, muito bem recebido e não queremos apressar-nos com o próximo, porque arriscamos que não seja tão bom como o “THP”». Reconhece ainda que «vai ser difícil fazer um álbum melhor», mas que é «divertido definir fasquias altas e trabalhar para isso». Portanto, novo álbum a caminho? Jansen responde: «O plano é continuar em digressão por mais um ano e depois vamos começar a trabalhar no novo álbum. Desta vez não vamos compor entre digressões, mas levar o nosso tempo. O tempo tem passado rápido ultimamente e às vezes sentimo-nos numa montanha-russa. Por isso, penso que demorar algum tempo a compor o novo álbum vai ser uma coisa boa.»

Num turbilhão de emoções e disponibilidade física e mental, o guitarrista diz, por fim, sentir-se feliz com o que os Epica têm alcançado e agradece o apoio que os fãs têm dado à banda ao longo destes anos. «Com Epica fui capaz de realizar vários dos sonhos que tinha em criança – é maravilhoso», conclui.

Depois do VOA Fest, a banda holandesa retorna a Portugal em Novembro próximo para dois concertos a realizarem-se no dia 21 no MEO Arena (Lisboa) e no dia seguinte, 22, no Hard Club (Porto).

Topo