Grá “Väsen” [Nota: 7/10] – Ultraje – Metal & Rock Online
Reviews

Grá “Väsen” [Nota: 7/10]

rsz_823271Editora: Carnal Records
Data de lançamento: 27 Abril 2018
Género: black metal

Antes de ser apresentado como novo vocalista dos Dark Funeral em 2014, Heljarmadr já tinha um percurso respeitoso em Cursed 13 e Grá, esta última banda que fundara em 2010 com o baterista Dimman. Três anos depois de “Ending”, o quinteto ressurge com “Väsen” em mais um álbum em que mostram ao mundo a sua visão musical sobre o que é o black metal.

Num álbum variado, mas sempre dentro do espectro do black metal, estas novas oito faixas demonstram uma faceta atmosférica que joga com riffs corridos muito bem sacados e um pouco thrashy em algumas ocasiões, havendo ainda incursões a sonoridades desenvolvidas por bandas como Dimmu Borgir (sem aquela sumptuosidade orquestral, mas com algumas teclas incluídas) ou Burzum (sem ser mid-tempo, à excepção do tema-título), sem esquecer uma inclinação a um sentimento ancestral que só este subgénero do metal consegue criar. Neste trabalho melódico e raivoso ao mesmo tempo destaca-se também a voz áspera de Heljarmadr que em norueguês ganha toda uma postura singular e ainda mais crua, algo que em Dark Funeral o vocalista não consegue atingir com tanta facilidade.

É definitivamente um bom e sólido álbum de black metal que não foge à raiz mas que também não se fecha em copas nas regras do género, fazendo isto de “Väsen” um intermédio entre o expectável e o refrescante. Bom regresso.

7/10
Topo