#ChooseUltraje

Streams

[Exclusivo] Helheim lançam vídeo de “Baklengs mot intet”

Diogo Ferreira

Publicado há

-

e8781218-879e-4210-a572-7729bef0c496

O nono álbum dos Helheim intitula-se “landawarijaR” e será lançado a 20 de Janeiro através da Dark Essence Records. Em antecipação, e em mais um exclusivo nacional da Ultraje, o grupo nórdico revela o vídeo de “Baklengs mot intet” que foi dirigido pelo português Guilherme Henriques.

Com “landawarijaR”, a banda usa as suas letras para expressar a necessidade de incluir a Herança Nórdica na vida moderna de modo a enfatizar a importância, o mistério e a maravilha das Runas. Quanto a “Baklengs mot intet”, o grupo diz que esta fala sobre «a batalha interior, o desespero sem fundo e a futilidade infinita experimentada por uma caminhante do Caminho», «descreve a queda e as suas possíveis implicações». E concluem: «Através destas canções, os Helheim continuam a sua descoberta e interpretação moderna dos aspectos mais negros da cultura Norte-Europeia pré-cristã, capturando o espírito da herança de formas elusivas, tanto para investigadores como para arqueologistas imateriais.»

Com música composta por H’grimnir e V’gandr, artwork do primeiro e letras do segundo, este trabalho foi gravado em Bergen, Noruega, por Bjornar E. Nilsen (Vulture Industries, Black Hole Generator), que também surge como vocalista convidado, e a masterização ficou a cargo de Herbrand Larsen (Enslaved). Para além de Bjornar E. Nilsen, são também convidados Pehr Skjoldhammer (Alfahanne) e Ottorpedo.

Streams

The Moth Gatherer: streaming integral de “Esoteric Oppression”

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Atmosfera, doom, sludge e post metal num só – assim são os suecos The Moth Gatherer. O novo álbum intitula-se “Esoteric Oppression”, será lançado a 22 de Fevereiro pela Agonia Records e já o podes ouvir com a Ultraje!

«Mais pesados do que nunca e sem o membro-fundador Alex Stjernfeldt, os suecos The Moth Gatherer são cada vez mais sludge metal intenso do que post-metal atmosférico, mas ainda assim não deixam de incluir um ou outro elemento electrónico que invariavelmente proporciona uma audição apelativa. Robusto, negro e por vezes hipnótico, “Esoteric Oppression” surge de frustrações e de stress, o que deixou a banda exausta, e o produto final, que é bom, acaba por ser um espelho da luta que levou o quarteto a criar tão obscuro trabalho. Todavia, há rasgos de melodia, principalmente oriunda da guitarra lead luminosa, como é exemplificado na faixa inaugural “The Drone Kingdom” (que inclui voz feminina), mas a partir daí é sempre a descer até ao abismo.» (in Ultraje #20, Fev/Mar 2019).

Continuar a ler

Streams

[Exclusivo] Xaon: vídeo para o tema-título de “Solipsis”

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Com uma ainda curta carreira, iniciada em 2014, os suíços Xaon preparam-se para lançar o aguardado segundo álbum. Intitulado “Solipsis”, este disco começará a ser distribuído a 12 de Abril pela Mighty Music.

Em antecipação, banda e editora juntam-se à Ultraje para revelar o vídeo para o tema-título deste “Solipsis”, o qual podes ver mais abaixo.

Os Xaon passarão pelo Hard Club (Porto) a 15 de Março para um concerto com Septicflesh, Krisiun e Diabolical.

Continuar a ler

Streams

Rotting Christ partilham streaming integral de “The Heretics”

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Foto: Ester Segarra

É no pico do seu sucesso que os Rotting Christ chegam ao novo álbum – intitula-se “The Heretics” e, numa invocação ao fogo, ao medo e ao pensamento livre, será lançado a 15 de Fevereiro pela Season Of Mist, mas já  o podes ouvir com a Ultraje!

«Sempre com a assinatura do black metal helénico tão característico e evoluído dos Rotting Christ, este álbum ganha novas cores sonoras com a introdução de uma espécie de cânticos eucarísticos e até gregorianos. Melódico do princípio ao fim, os leads e solos cativantes são também elementos preponderantes na intenção de agarrar quem ouve um álbum que surge no melhor momento de sempre da carreira desta banda devido não só à mestria de composição e execução mas também por causa da exposição mundial que Sakis e companheiros têm vivido nos últimos 10 anos.» (in #20 Ultraje, Fevereiro/Março 2019)

A entrevista integral concedida por Sakis Tolis à Ultraje é o destaque principal da edição #20 que pode ser lida digitalmente em PDF ou no ISSUU. A versão física está disponível através da Bunker Store, Rastilho, Clockwork Store, Unkind e Casa Pina.

Continuar a ler

Facebook

#UltrajeRadar

Ultraje #20