#ChooseUltraje

Notícias

Helheim: terceiro single “Ísuð”

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Sempre na senda da manutenção e propagação da herança nórdica, os Helheim vão lançar o novo disco, intitulado “Rignir”, a 26 de Abril pela Dark Essence Records.

«Pensámos que deveríamos creditar um álbum inteiro ao clima, que usamos como uma metáfora para emoções interiores», conta V’gandr (baixo, voz) sobre a escolha do título que significa algo como ‘chove’ ou ‘está a chover’.

De longe, o álbum mais intrigante que a banda já compôs, muito desse sentido vem do método de escrita conhecido como ljóðaháttr, que se rege por aliterações, uma figura de estilo em que se repetem as mesmas letras, sílabas ou sons numa frase. «É o trabalho lírico mais difícil que já fiz e algumas partes foram reescritas muitas vezes», confessa. «Amo palavras e, humildemente, considero-me um geek. Estudei o idioma e também trabalhei com ele enquanto profissão; então diria que estou acima da média no que diz respeito ao interesse em palavras e linguagem.»

Apesar de “Rignir” ser capaz de oferecer alguma luz ou um sentido abstracto de salvação em alguns momentos, também sentimos um sofrimento que é aceite, como se fôssemos obrigados a viver com isso e está tudo bem – um pouco como a obra “Der Steppenwolf” (1927) de Hermann Hesse (1877-1962). A alienação é, portanto, um ponto-chave no conceito do álbum. Anuindo à observação da Ultraje, V’gandr conclui que «Helheim é uma entidade que sempre, e especialmente nos últimos 10 -15 anos, se tem concentrado cada vez mais no interior e no introspectivo», como é tão bem ilustrado sonicamente neste “Rignir”, e «esse facto leva-nos a filosofar sobre o interior».

Depois do tema-título e de “Kaldr”, banda e editora avançam com o terceiro single “Ísuð”, que podes ouvir imediatamente abaixo.

A entrevista e a review estão publicadas no Ultraje #21 (Abril/Maio 2019) que pode ser acedido em PDF ou no ISSUU.

Notícias

Fleshgod Apocalypse celebram novo álbum com o single “Worship and Forget”

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Foto: Dave Tavanti

O quinto álbum dos Fleshgod Apocalypse intitula-se “Veleno” e é lançado hoje, 24 de Maio, pela Nuclear Blast. Depois de “Sugar” e “Carnivorous Lamb”, a banda celebra o novo intento discográfico com “Worship and Forget”.

Os italianos são uma das bandas a actuar no Laurus Nobilis Music de 2019, que se realiza entre os dias 25 e 27 de Julho em VN de Famalicão. Hypocrisy, Samael, Soilwork, Entombed AD e Crematory são outras bandas de renome incluídas no cartaz.

Continuar a ler

Notícias

Possessed: vídeo de “Graven”

Diogo Ferreira

Publicado há

-

O novo álbum dos padrinhos do death metal Possessed intitula-se “Revelations Of Oblivion” e foi lançado a 10 de Maio pela Nuclear Blast.

Depois dos singles “No More Room in Hell” e “Shadowcult”, a banda veterana avança com o vídeo de  “Graven” que serve essencialmente para promover a próxima digressão.

A banda liderada por Jeff Becerra passará por Portugal para duas datas:

Continuar a ler

Notícias

Alase: novo single “Riisuttu”

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Foto: Sakke Paavola & A. Aho

Cantado em finlandês, abaixo podes ouvir “Riisuttu”, o novo single dos Alase. O tema pertence ao muito aguardado primeiro álbum “Vastaus”, que será lançado a 7 de Junho pela Inverse Records.

Com todas as suas influências combinadas entre metal progressivo, post-rock e alt-rock, o guitarrista Janne Lunnas diz que «”Riisuttu” é a canção mais versátil» que alguma vez fizeram. «Esta música representa bem a nova direcção musical que começámos a tomar e é muito boa de se tocar ao vivo», conclui.

Continuar a ler

Facebook

#UltrajeRadar

Ultraje #21