#ChooseUltraje

Notícias

Helheim: novo single “Kaldr” + declarações exclusivas de V’gandr

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Sempre na senda da manutenção e propagação da herança nórdica, os Helheim vão lançar o novo disco, intitulado “Rignir”, a 26 de Abril pela Dark Essence Records.

«Pensámos que deveríamos creditar um álbum inteiro ao clima, que usamos como uma metáfora para emoções interiores», conta V’gandr (baixo, voz) sobre a escolha do título que significa algo como ‘chove’ ou ‘está a chover’.

De longe, o álbum mais intrigante que a banda já compôs, muito desse sentido vem do método de escrita conhecido como ljóðaháttr, que se rege por aliterações, uma figura de estilo em que se repetem as mesmas letras, sílabas ou sons numa frase. «É o trabalho lírico mais difícil que já fiz e algumas partes foram reescritas muitas vezes», confessa. «Amo palavras e, humildemente, considero-me um geek. Estudei o idioma e também trabalhei com ele enquanto profissão; então diria que estou acima da média no que diz respeito ao interesse em palavras e linguagem.»

Apesar de “Rignir” ser capaz de oferecer alguma luz ou um sentido abstracto de salvação em alguns momentos, também sentimos um sofrimento que é aceite, como se fôssemos obrigados a viver com isso e está tudo bem – um pouco como a obra “Der Steppenwolf” (1927) de Hermann Hesse (1877-1962). A alienação é, portanto, um ponto-chave no conceito do álbum. Anuindo à observação da Ultraje, V’gandr conclui que «Helheim é uma entidade que sempre, e especialmente nos últimos 10 -15 anos, se tem concentrado cada vez mais no interior e no introspectivo», como é tão bem ilustrado sonicamente neste “Rignir”, e «esse facto leva-nos a filosofar sobre o interior».

Depois do tema-título, banda e editora avançam com o segundo single “Kaldr”, que podes ouvir imediatamente abaixo.

Notícias

Demons & Wizards: novo álbum no início de 2020

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Foto: Dirk Behlau

A Century Media Records e os Demons & Wizards revelam a assinatura de um acordo discográfico. Fundado em 1999 por Hansi Kürsch (Blind Guardian) e Jon Schaffer (Iced Earth), o duo tem na bagagem dois álbuns aclamados: o homónimo de 1999 e “Touched by the Crimson King” de 2005.

Com este acordo, os Demons & Wizards abrem caminho para o lançamento do muito aguardado terceiro álbum que deverá sair no início de 2020.

Em declarações à imprensa, Hansi Kürsch sente que «a Century Media é a combinação perfeita para as próximas missões dos Demons & Wizards». Com o trabalho no próximo álbum a decorrer, o vocalista afirma que «coisas boas estão a caminho», prometendo «o melhor».

Continuar a ler

Notícias

Whitechapel: vídeo para “Hickory Creek”

Diogo Ferreira

Publicado há

-

O novo álbum dos Whitechapel intitula-se “The Valley” e será lançado a 29 de Março pela Metal Blade Records.

Mais uma vez produzido por Mark Lewis (Cannibal Corpse, The Black Dahlia Murder) e com artwork assinado pela Branca Studio, “The Valley” é uma referência a Hardin Valley onde o vocalista Phil Bozeman cresceu. «O Phil tem sido aberto com as suas letras sobre as dificuldades que suportou na sua vida enquanto criança, e acredito que, com este disco, tentámos pintar uma imagem melhor disso», comenta o guitarrista Alex Wade.

Depois de “Brimstone”“Black Bear”“Third Depth” e “When a Demon Defiles a Witch”, a banda avança com o vídeo para “Hickory Creek”, a balada do disco.

Continuar a ler

Notícias

October Tide: novo álbum em Maio’2019 + single “I, The Polluter”

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Abaixo podes ouvir “I, The Polluter”, o novo single dos October Tide. A banda prepara-se para lançar o novo álbum “In Splendor Below” a 17 de Maio pela Agonia Records, sucedendo assim a “Winged Waltz” (2016).

Continuar a ler

Facebook

#UltrajeRadar

Ultraje #20