#ChooseUltraje

Notícias

Helheim: novo single “Kaldr” + declarações exclusivas de V’gandr

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Sempre na senda da manutenção e propagação da herança nórdica, os Helheim vão lançar o novo disco, intitulado “Rignir”, a 26 de Abril pela Dark Essence Records.

«Pensámos que deveríamos creditar um álbum inteiro ao clima, que usamos como uma metáfora para emoções interiores», conta V’gandr (baixo, voz) sobre a escolha do título que significa algo como ‘chove’ ou ‘está a chover’.

De longe, o álbum mais intrigante que a banda já compôs, muito desse sentido vem do método de escrita conhecido como ljóðaháttr, que se rege por aliterações, uma figura de estilo em que se repetem as mesmas letras, sílabas ou sons numa frase. «É o trabalho lírico mais difícil que já fiz e algumas partes foram reescritas muitas vezes», confessa. «Amo palavras e, humildemente, considero-me um geek. Estudei o idioma e também trabalhei com ele enquanto profissão; então diria que estou acima da média no que diz respeito ao interesse em palavras e linguagem.»

Apesar de “Rignir” ser capaz de oferecer alguma luz ou um sentido abstracto de salvação em alguns momentos, também sentimos um sofrimento que é aceite, como se fôssemos obrigados a viver com isso e está tudo bem – um pouco como a obra “Der Steppenwolf” (1927) de Hermann Hesse (1877-1962). A alienação é, portanto, um ponto-chave no conceito do álbum. Anuindo à observação da Ultraje, V’gandr conclui que «Helheim é uma entidade que sempre, e especialmente nos últimos 10 -15 anos, se tem concentrado cada vez mais no interior e no introspectivo», como é tão bem ilustrado sonicamente neste “Rignir”, e «esse facto leva-nos a filosofar sobre o interior».

Depois do tema-título, banda e editora avançam com o segundo single “Kaldr”, que podes ouvir imediatamente abaixo.

Notícias

Iron Maiden: “Flight Of Icarus” ao vivo

Diogo Ferreira

Publicado há

-

A Legacy Of The Beast World Tour, dos Iron Maiden, passou por Portugal em Julho de 2018 e prepara-se agora, com armas e bagagens, para aterrar no outro lado do Atlântico. De Julho a Outubro, a histórica banda de heavy metal percorrerá as Américas, do Canadá ao Chile.

Recordando 2018 com os olhos postos no que resta de 2019, os britânicos partilharam a prestação de “Flight Of Icarus”, que podes ver imediatamente abaixo.

Continuar a ler

Notícias

Bloody Hammers: vídeo de “From Beyond The Grave”

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Foto: Anders Manga

Depois do single “Now The Screaming Starts”, os Bloody Hammers voltam a promover o próximo álbum com “From Beyond The Grave” através de um vídeo que pretende homenagear FW Murnau.

Segundo Anders Manga, esta faixa «é uma narrativa da perspectiva de um fantasma que quer voltar ao seu amor na Terra».

O novo trabalho da dupla do horror intitula-se “The Summoning” e será lançado a 26 de Junho pela Napalm Records.

Continuar a ler

Notícias

Troll Mother tocam “Forest Child” integralmente em sessão de estúdio (c/ vídeo)

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Lançado em Maio de 2018, “Forest Child” é o primeiro álbum dos Troll Mother, banda britânica que mistura stoner e sludge metal numa explosão sónica plena, cativante e bem-humorada.

De modo a comemorarem o primeiro aniversário do lançamento, o grupo gravou uma sessão de estúdio em que tocam “Forest Child” integralmente e a qual podes ver com a Ultraje.

Continuar a ler

Facebook

#UltrajeRadar

Ultraje #21