Reviews avulso: Light Of The Morning Star | Dead Earth Politics | Dusius | Ultraje – Metal & Rock Online
Reviews

Reviews avulso: Light Of The Morning Star | Dead Earth Politics | Dusius

LOTMS_Nocta_Cover_v2Light Of The Morning Star “Nocta” [Nota: 6/10]
Editora: Iron Bonehead Productions
Data de lançamento: 03 Março 2017
Género: gothic/doom metal

A Iron Bonehead Productions é conhecida pelo seu catálogo repleto de black metal cru e death metal ritualista, por isso é com espanto que nos deparamos com Light Of The Morning Star, um projecto gothic metal que lança agora, em Março, o primeiro álbum. Numa mistura nem sempre muito diversificada entre Bloody Hammers e um pouco de Fields Of The Nephilim, esta banda de um homem só acaba por fazer muitas incursões ao doom metal. A intenção atmosférica é dada desde o início e ao longo da audição começa a perceber-se que é impossível quebrar muitas barreiras, ainda que haja um ou outro riff que se levante e rodopie com uns drumming rolls normais. “Nocta” é de uma espessura carregada de incenso que nos abraça e nos faz levitar ao som do conceito vampírico que tão depressa se entranha como se pode esquecer.

 

-/-

Dead_Earth_Politics_-_The_Mobius_Hammersmith_-_FrontDead Earth Politics “The Mobius Hammersmith” [Nota: 7/10]
Editora: Pavement Music
Data de lançamento: 03 Março 2017
Género: rock/metal

Votados como a melhor banda de Austin (Texas, EUA) entre 2012 e 2016, os Dead Earth Politics não deixam créditos em mãos alheias e voltam aos álbuns com “The Mobius Hammersmith”, um disco híbrido de metal e rock. O típico rock groovado dos EUA está bem presente na voz encorpada que também se consegue transformar em algo mais limpo e amigável, especialmente nos refrões bastante catchy e, diríamos até, radio-friendly. Por outro lado, há um brutal trabalho de guitarras com riffs precisos e criativos que são muitas vezes coroados por leads/solos técnicos e oportunos. Por fim, e mesmo tendo uma originalidade própria, uma das influências deste grupo é Iron Maiden e isso nota-se nalgumas entradas vigorantes. Bom rock, bom metal.

 

-/-

FRONTE-3000X3000-PIXEL-450x450Dusius “Memory Of A Man” [Nota: 7/10]
Editora: Extreme Metal Music
Data de lançamento: 17 Março 2017
Género: folk metal

Desde 2010 a batalhar para lançarem o primeiro longa-duração, os italianos Dusius aparecem finalmente e logo com um disco conceptual que versa fraternidade, traição e guerra. Com 12 faixas, a banda de Parma utiliza um folk metal convincente que, por mais estagnado que o subgénero possa estar, contagia com flautas e alguns lances de guitarra acústica envolvente. Claro que há momentos de fúria, mas também podemos vir a sentir aquela vontade de tentar dançar à volta da fogueira (sim, está muito batido, mas é mesmo assim). Depois de uma primeira metade energética começa a pressentir-se melancolia e algum sentimento de perda porque a história torna-se negra, mas o impacto musical será sempre interessante.

Topo