#ChooseUltraje

Notícias

Mgła: concertos cancelados na Alemanha devido a ligações à extrema-direita

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Pelo menos dois concertos de Mgła foram cancelados na Alemanha devido a ligações a conceitos nazis e racistas. O Columbia Theater Berlin foi uma das salas a cancelar o espectáculo e escreveu no Facebook que «não podemos oferecer plataforma a artistas com mente de direita» e que «estamos claramente a distanciar-nos de todas as formas de racismo, de extremismo de direita e de anti-semitismo», aos quais «não podemos dar um palco».

 

Entretanto, os próprios Mgła reagiram em comunicado partilhado no Facebook dizendo que estão a ser «alvo de uma campanha de difamação». «Foram feitas falsas acusações de natureza política sobre Mgła», afirmam no texto difundido na rede social.

 

Embora o conceito de Mgła não seja, de todo, político ou racista, movimentos como o Linkes Bündnis gegen Antisemitismus München encontraram ligações a bandas como Leichenhalle, projecto paralelo de Mikołaj Żentara aka M., que tem em “Judenfrei” (“Livre de Judeus”) um dos seus álbuns. Outro factor tem a ver com antigos envolvimentos com a banda finlandesa Clandestine Blaze. Liderados por Mikko Aspa, alguns conceitos líricos, como em “Fist of the Northern Destroyer”, não assentam apenas na anti-religião, como é habitual no panorama black metal, mas vão directos ao judaísmo e ao islamismo. A glorificação individual, que é outro aspecto frequente no género, também é utilizada. Porém, Aspa detalha muito mais as suas ideias em Vapaudenristi, o seu outro projecto musical fundado em 2006. A banda tem actuado em eventos de extrema-direita, como é repercutido AQUI. A terceira conexão passa pela editora Northern Heritage Records que tem no seu historial uma série de lançamentos de bandas relacionadas ao national socialism black metal.

Os Mgła, no seu comunicado, pedem ajuda aos fãs e declaram a situação como uma «montanha-russa de paranóia».

Notícias

Fleshgod Apocalypse celebram novo álbum com o single “Worship and Forget”

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Foto: Dave Tavanti

O quinto álbum dos Fleshgod Apocalypse intitula-se “Veleno” e é lançado hoje, 24 de Maio, pela Nuclear Blast. Depois de “Sugar” e “Carnivorous Lamb”, a banda celebra o novo intento discográfico com “Worship and Forget”.

Os italianos são uma das bandas a actuar no Laurus Nobilis Music de 2019, que se realiza entre os dias 25 e 27 de Julho em VN de Famalicão. Hypocrisy, Samael, Soilwork, Entombed AD e Crematory são outras bandas de renome incluídas no cartaz.

Continuar a ler

Notícias

Possessed: vídeo de “Graven”

Diogo Ferreira

Publicado há

-

O novo álbum dos padrinhos do death metal Possessed intitula-se “Revelations Of Oblivion” e foi lançado a 10 de Maio pela Nuclear Blast.

Depois dos singles “No More Room in Hell” e “Shadowcult”, a banda veterana avança com o vídeo de  “Graven” que serve essencialmente para promover a próxima digressão.

A banda liderada por Jeff Becerra passará por Portugal para duas datas:

Continuar a ler

Notícias

Alase: novo single “Riisuttu”

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Foto: Sakke Paavola & A. Aho

Cantado em finlandês, abaixo podes ouvir “Riisuttu”, o novo single dos Alase. O tema pertence ao muito aguardado primeiro álbum “Vastaus”, que será lançado a 7 de Junho pela Inverse Records.

Com todas as suas influências combinadas entre metal progressivo, post-rock e alt-rock, o guitarrista Janne Lunnas diz que «”Riisuttu” é a canção mais versátil» que alguma vez fizeram. «Esta música representa bem a nova direcção musical que começámos a tomar e é muito boa de se tocar ao vivo», conclui.

Continuar a ler

Facebook

#UltrajeRadar

Ultraje #21