Theriomorphic “Enter The Mighty Theriomorphic” – a reedição em cassete | Ultraje – Metal & Rock Online
Features

Theriomorphic “Enter The Mighty Theriomorphic” – a reedição em cassete

15879619_1358278190912759_488015988_nEditora: Dethstar Wreck’ordes / Victorius Music
Data do lançamento original: 2005
Data da reedição em cassete: 2015
Género: death metal

“Enter The Mighty Theriomorphic”, o disco de estreia dos Theriomorphic, completou no Halloween de 2015 uma década de existência. Para celebrá-lo, os candidatos a reis do death metal underground nacional reeditaram-no, mas, como estamos a falar dos Theriomorphic, não se trata de uma mera reedição. “Enter The Mighty….” foi disponibilizado em formato cassete, numa tiragem limitada a 100 unidades e com uma versão do tema “Over The Wall”, dos Testament, como bónus exclusivo. É que, apesar de ter sido gravado na mesma sessão das canções do álbum, a cover não chegou a ser incluída no CD original.

Esta peça de colecção (com capa a cores e letras no folheto) é uma óptima oportunidade de conhecer (ou recuperar) um dos grandes discos do underground português da década passada. Com um ataque massivo de duas guitarras e claras influências melódicas, a banda liderada por baseia a sua abordagem numa dupla de factores que funciona particularmente bem ao vivo: a intensidade e a simplicidade. Apesar dos riffs oscilarem frequentemente entre géneros diferentes (death metal melódico, abordagem gélida nórdica, death metal americano influenciado pelos Obituary) as estruturas recorrem a ganchos que transformam muitas vezes os temas em candidatos a hinos (quem já ouviu “Silent Moon” ao vivo terá sérias dificuldades em não reconhecê-lo como um clássico do underground português). Tudo isto com uma secção rítmica que não se furta a nenhum blastbeat, a breaks e a variações que vão transformando “Enter The Mighty Theriomorphic” numa espécie de expedição interessante ao death metal clássico de vários quadrantes, feito com personalidade e inegável entusiasmo. Sofia Silva, dos Neoplasmah, junta-se a Jó em duas faixas (uma das quais a punkish “Bloodied Hope”, em que os Motörhead poderiam perfeitamente encarnar nos Dew-Scented) e, juntamente com a competente e coesa versão de “Over The Wall”, ajuda a renovar a actualidade e relevância deste registo.

Por isso, caso ainda não detenham esta pérola do underground nacional (ou tenham, mas o culto da cassete não vos passe ao lado), “Enter The Mighty Theriomorphic” espera-vos para cerca de 35 minutos de death metal feito como mandam as regras, destinado a ser ouvido e aprendido para as próximas ‘lições’ que Jó & Companhia derem num palco.

 

“Enter The Mighty Theriomorphic” está também incluído na edição especial thrash/death/black que ainda pode ser adquirida AQUI.

Topo