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O metal e a segurança em recintos fechados

Rui Vieira

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Todos adoramos quando as nossas bandas preferidas vêm a Portugal e acabamos por marcar presença naquele pavilhão ou clube “quentinho” e acolhedor, onde a adrenalina corre a mil e a regra é celebrar. Tudo bem até aqui, e essa é a premissa principal, mas costumam reparar na segurança dos espaços onde vão? Costumam verificar onde estão as saídas de emergência? Lêem a planta de evacuação ou imaginam uma situação extrema e quais as atitudes a tomar? Claro que muito poucas pessoas farão isto, e é compreensível até certo ponto. Como a Ultraje também se preocupa com a segurança da comunidade metálica, aqui ficam algumas considerações sobre este assunto, raramente abordado.

Na chegada ao local gostamos de meter a conversa em dia com os amigos (alguns que já não vemos há muito tempo), pedir mais uma cerveja para celebrar esse acontecimento, fumar um cigarro, etc.. É tudo perfeitamente normal e natural. Mas não só de emoções deve viver a nossa ida a um concerto, acima de tudo aos que estão ao “barrote”. Alguma razão e pragmatismo devem estar presentes também. E não é necessário muito tempo para “estudar” o ambiente da sala. Por exemplo, enquanto não começa a primeira banda ou enquanto vemos a banca do merch. Tal como as indicações de salvamento nos aviões, fornecidas antes de levantar voo, dar uma voltinha pelo recinto do espectáculo poderá fazer toda a diferença numa situação complicada, seja ela qual for. E não vale a pena pensar que nunca acontecerá porque a realidade, invariavelmente, encarrega-se de nos provar o contrário. Pesquisem no YouTube “The Great White + Station Club” e irão perceber.

Nos últimos anos, e após a “recuperação” da crise financeira de 2008, temos assistido a uma crescente presença de pessoas nos festivais e concertos em clubes nocturnos, nomeadamente, quando os artistas são internacionais. As pessoas desinibiram-se, libertaram as amarras da austeridade e a sua afluência aos espectáculos musicais tem crescido exponencialmente. Mas todos os espaços são limitados e não cabe toda a gente. Como tal, e acreditando na segurança e respectivos regulamentos desses recintos, também nós podemos fazer esse “trabalhinho” de investigação. E como diz o outro, “são 5/7 minutos…”.

Há regras básicas a que devemos atentar, tais como:
– manter a calma (difícil mas imprescindível) e “usar a cabeça”
– perceber e marcar mentalmente todas as saídas, nomeadamente, a sua largura e eventuais obstáculos
– verificar onde estão posicionados os extintores
– que tipo de escadarias existem
– perceber se há material facilmente inflamável (tectos em madeira ou poliuretano, principalmente)

Estas são apenas algumas das pesquisas e que poderão fazer toda a diferença na hora de aperto. Mas existe uma muito importante que é o nosso simulacro mental, ou seja, o que faríamos numa situação de pânico ou emergência naquele local. A conclusão a que (muitas vezes) chegamos, quando uma sala está apinhada, é: “Estava bem tramado!” Infelizmente, as coisas acontecem quando menos esperamos e – nunca descurando o divertimento e saudável headbang – saibam sempre posicionar-se num recinto fechado e tendo em conta algumas destas regras.

Para saberem mais sobre estas questões, verifiquem a portaria n.º 102/2014, que regula a segurança nos recintos, AQUI.

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Out Of Sight Fest 2018: Fitacola

Joel Costa

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É já amanhã que arranca o Out Of Sight Fest! A Ultraje teve uma breve conversa com os Fitacola antes de partirem para Faro.

Quais são as vossas expectativas para o Out Of Sight e o que poderá o público esperar do vosso concerto?

É sempre um prazer para nós poder participar em novos festivais. Esperamos um dia cheio de boa música e um público cheio de energia. O nosso concerto vai ter um reportório que passa pelos pontos altos dos 15 anos da banda e, claro, uma ou duas músicas do novo álbum.

Qual é a banda do cartaz que mais têm curiosidade em ver ao vivo e porquê?

Os To All My friends. É uma banda da qual já acompanhamos o trabalho desde o início e temos curiosidade em ver como resulta ao vivo.

Como avaliam o estado actual da cena punk rock em Portugal?

A cena punk rock tem os seus altos e baixos mas nunca morre. Neste momento está a atravessar um bom período com bandas como Viralata, Artigo21, Tara Perdida ou Fonzie a trabalharem em novos álbuns e a mostrarem que o punk rock em Portugal está vivo. Ainda este ano vamos lançar o nosso novo álbum, que baseia-se na aprendizagem e vivências dos 15 anos de banda. A cena está viva e recomenda-se!

Os Fitacola sobem ao palco do Out Of Sight sexta-feira, dia 14 de Setembro.

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Out Of Sight Fest: Em cartaz (Parte 2)

Joel Costa

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Um novo festival nascerá em Faro! Será nos próximos dias 14 e 15 de Setembro que a cidade algarvia recebe o primeiro Out Of Sight Fest, apresentando um cartaz onde são os nomes do punk e do hardcore que saltam à vista mas que oferece também espaço ao death metal e até mesmo ao rock. A Ultraje destaca alguns dos nomes que vão marcar presença nesta primeira edição do festival.

FITACOLA

Os Fitacola cantam em português e têm uma sonoridade que se aproxima de uns Pennywise ou até mesmo de uns The Offspring. Prestes a lançar um novo disco intitulado “Contratempo”, a banda de Coimbra acrescentará no Out Of Sight um novo parágrafo a uma história com 15 anos.

PRIMAL ATTACK

A cena groove/thrash nacional – principalmente a que se vivia para os lados de Lisboa e Setúbal – precisava de encontrar uma banda capaz de reinventar uma receita antiga e algo gasta, e foi precisamente aí que os Primal Attack entraram. Com uma sonoridade que tem como base um thrash moderno, a banda não segue nenhum atalho quando se trata de providenciar peso, complexidade e diversidade. Um dos nomes com mais potencial que temos no nosso Portugal.

GRANKAPO

As bandas que se vão apresentar no palco do Out Of Sight Fest vão ter diante de si um público bem aquecido e sedento por hardcore, pois por essa altura os Grankapo já lá terão passado. Ainda que não tenham grandes novidades no campo discográfico há alguns anos, os lisboetas vão activar o moshpit e fazer com que haja trovoada nessa noite.

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Semana Bizarra Locomotiva: Hip-hop, Jorge Palma e ginásio

Joel Costa

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Numa conversa onde o tema principal foram os discos que fazem parte da vida de Rui Sidónio, a Ultraje quis saber o que o vocalista e letrista dos Bizarra Locomotiva gosta de ouvir em determinadas situações.

Antes e depois de um concerto dos Bizarra Locomotiva: «Antes ou depois de um concerto de Bizarra não sou muito de ouvir coisas pesadas ou mais carregadas. Normalmente a escolha musical nem é minha. Nós vamos na carrinha e o nosso motorista é quase sempre o Alpha [máquinas], então ouvimos coisas mais alternativas, como hip-hop. [risos] Ouvimos muito hip-hop quando vamos para os concertos de Bizarra, ou então uma coisa mais alternativa. Temos que ter plena noção de que o som que fazemos cansa. É uma coisa que tens que reconhecer quando chegas ao fim de um dia. É intenso, faz sentido mas é algo que também cansa um bocado. Não cansa ouvir mas depois de um concerto eu procuro outra paz para depois extravasar tudo o que tenho a extravasar em cima do palco.»

A dada altura o músico menciona Jorge Palma. A Ultraje pediu para que Rui Sidónio tecesse um pequeno comentário: «No Jorge Palma atraiu-me a palavra. Não sei se conheces o disco “Só”, mas é um disco com ele ao piano, com versões de temas que já tinha. Fez em 2016 vinte e cinco anos e eu fui ver um dos concertos comemorativos, no CCB. É um escritor de letras maravilhoso; quem me dera escrever como ele.»

No ginásio: «No ginásio recorro a duas bandas, que são os Iron Maiden e os Suicidal Tendencies. Nunca falham para treinar! Eu ouço tanta coisa… Mas naqueles dias em que mais nada funciona diria que seria um álbum dos Iron Maiden ou dos Suicidal Tendencies, que é algo que me faz treinar. Músicas como “You Can’t Bring Me Down” e aquelas palavras de ordem que o Mike [Muir, vocalista] tem, são mais ou menos inspiradoras para quem está ali a lutar contra o ferro e muitas vezes contra a falta de vontade.»

Visita a loja online da Rastilho para conheceres as últimas novidades discográficas dos Bizarra Locomotiva, entre elas o mais recente longa-duração “Mortuário” e a re-edição do “Álbum Negro”.

 

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