#ChooseUltraje

Features

Os 100 anos da Batalha de Passchendaele e o heavy metal

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Chateauwood(Foto: Frank Hurley)

A Bélgica sempre foi um palco muito atractivo para a chacina bélica: na Primeira Guerra Mundial ficaram conhecidas as várias Batalhas de Ypres (cinco ao todo), enquanto na Segunda impera a resistência nas Ardenas.

Há 100 anos neste dia desencadeava-se a Terceira Batalha de Ypres, um momento da guerra que ficou mais conhecido como a Batalha de Passchendaele. Numa altura tão crítica do conflito (afinal estávamos a pouco mais de um ano do seu término), os Aliados chegavam a 31 de Julho de 1917 com vitórias consideráveis, tendo, por exemplo, vencido a Batalha de Messines no anterior mês de Junho (que funcionou como um preliminar para Passchendaele). No entanto, e recuperando a situação crítica para ambos os lados, esta batalha, que durou pouco mais de três meses, não originou um vencedor unânime, mas é certo que os Aliados saíram dali com a vitória estratégica garantida, que lhes facilitou resultados vitoriosos na Batalha de La Lys (Abril 1918, com forças portuguesas incluídas) e na Quinta Batalha de Ypres (Setembro-Outubro, 1918). O primeiro conflito mundial terminaria a 11 de Novembro de 1918, havendo ainda tempo para uma fatídica 11ª hora tão bem recordada pelos God Dethroned em “The 11th Hour”.

Sempre polémica – desde a falta de convicção para a fazer acontecer até às baixas discutíveis (algures entre 500.000 e 700.000) -, a Batalha de Passchendaele foi considerada por Lloyd George (Primeiro-Ministro britânico, 1916-1922) como «um dos maiores desastres da guerra», reflectindo mesmo que «nenhum soldado com inteligência defenderia tal campanha sem sentido» após o seu desfecho. (in “The Road to Passchendaele: The Flanders Offensive 1917, A Study in Inevitability”, de John Terraine)


God Dethroned, “Passiondale (Passchendaele)” (2009).
 


Iron Maiden, “Paschendale” do álbum “Dance Of Death” (2003).
 


Sabaton, “The Price Of A Mile” do álbum “The Art Of War” (2008).
 


“Passchendaele”, de Paul Gross (2008).

Features

Nuno Bettencourt, Tom Morello e Scott Ian tocam tema de Game Of Thrones

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Consagrada como uma das séries mais populares de sempre, Game Of Thrones, que terminou na última madrugada, teve a capacidade de exultar nos seus fiéis seguidores todas as emoções desde o seu início com o genérico criado por Ramin Djawadi.

No clip abaixo, Djawadi é acompanhado por Dan Weiss (criador da série), Tom Morello (Rage Against The Machine), Scott Ian (Anthrax), Nuno Bettencourt (Extreme) e Brad Paisley numa jam session com as novas guitarras Fender em que tocam precisamente o tema principal de Game Of Thrones com muito free-style solista pelo meio.

Continuar a ler

Features

Sabaton History Channel, ep. 15: o Barão Vermelho

Diogo Ferreira

Publicado há

-

No novo episódio do Sabaton History Channel, Joakim Brodén e Indy Neidell escolhem falar do tema “The Red Baron” que pertence ao próximo álbum “The Great War”, a ser lançado a 19 de Julho pela Nuclear Blast.

O Barão Vermelho é um do ícones heróicos da I Guerra Mundial que, simultaneamente, engloba a mecanização e a romantização da guerra moderna com as suas habilidades e heroísmo. Manfred von Richthofen é o nome verdadeiro do piloto que é, então, recordado em mais um episódio do Sabaton History Channel.

Mais episódios AQUI.

Continuar a ler

Features

Jinjer ao vivo no Resurrection 2018 (c/ vídeo)

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Foto: Veronika Gusieva

Abaixo podes assistir à prestação dos Jinjer no Resurrection de 2018. Recentemente disponibilizado pelo próprio festival, este vídeo servirá para aguçar a vontade que os fãs desta banda têm para os ver no Vagos Metal Fest deste ano. Nos quase 40 minutos de concerto, os Jinjer executaram temas como “Words Of Wisdom”, “I Speak Astronomy”, “Pisces” ou “Captain Clock”.

O EP “Micro”, lançado em Janeiro de 2019 pela Napalm Records, é o registo mais recente dos ucranianos que, como referido, actuarão no Vagos Metal Fest, evento que se realiza entre 8 e 11 de Agosto. Stratovarius, Six Feet Under, Satyricon, Candlemass, Death Angel, Watain e Alestorm são alguns dos nomes do cartaz.

Continuar a ler

Facebook

#UltrajeRadar

Ultraje #21