#ChooseUltraje

Features

[Reportagem] Beyond Creation + Gorod + Entheos + Brought By Pain (15.11.2018 – Porto)

Pedro Felix

Publicado há

-

Beyond Creation (Foto: Pedro Félix)

-/-

Beyond Creation + Gorod + Entheos + Brought By Pain
15.11.2018 – Hard Club, Porto

-/-

Numa noite de quinta-feira, ali pela baixa do Porto, a técnica saiu à rua. Temperatura amena para o mês de Novembro, céu limpo e pouco movimento na cidade convidavam ao passeio até ao Hard Club. Foi lá que um considerável grupo de pessoas se encontrou.

Numa prestação bem-disposta, os canadianos Brought By Pain – ainda a promover o EP “Crafted By Society”, de 2016, que sucedeu ao álbum de estreia “The Dreamer’s Will” -apresentaram um death metal técnico muito sólido que definia o ponto de partida do padrão crescente de qualidade da noite.

Enquanto os Brought By Pain se mantinham de forma bem definida dentro do estilo que tocavam, os Entheos, que se lhes seguiram, estavam constantemente a saltar fora da caixa. Com um estilo irreverente, muito patente na prestação enérgica e explosiva da vocalista Chaney Crabb, estes norte-americanos tanto nos presenteavam riffs poderosos de um death metal simples e directo como floreavam a música com demonstrações de apurada técnica. Pelo meio, contribuições do foro electrónico e distorções de voz completavam um conjunto de temas, quase todos extraídos do mais recente álbum “Dark Future”, que tinham tanto de tradicional como de inesperado.

Regressando ao nosso lado do Atlântico, a técnica manteve-se presente e em alta com a chegada das sonoridades poderosas dos Gorod. Com uma carreira que já deixou a década uns anos para trás, estes franceses que, contrariamente aos Etheos, já tinham passado pelo nosso país, regressavam trazendo na bagagem o novíssimo álbum “Æthra”. Apesar do estilo actual da banda estar algo distante das raízes do seu começo, os Gorod não se inibiram de saltar entre os trabalhos do passado e do presente e oferecer a todos quantos se haviam deslocado ao Hard Club uma saudável dose de técnica nuns temas e pura força de death metal clássico noutros.

Para terminar a noite e completar o círculo, regressamos a Montreal, cidade natal da banda de abertura e da de fecho, com os incontestados mestres do death metal técnico Beyond Creation. Em promoção ao novíssimo trabalho “Algorythm”, a banda tomou essa directriz de forma literal e tocaram o álbum de ponta a ponta. A qualidade do som que se sentia em todos os cantos da sala do Hard Club – fosse junto ao palco, nas laterais ou encostado à parede do fundo – era de elevada qualidade e dava poder e definição em excelente equilíbrio para se poder apreciar a genialidade do som desta banda. No final não faltou o grande clássico “Earthborn Evolution”, em que o baixo teve a oportunidade de explodir com todo o seu fulgor. Após o fecho do set, a banda regressou para se despedir do público do Porto com “Fundamental Process”.

Ainda a noite era uma criança quando a técnica saiu do Hard Club com a sensação de missão cumprida, principalmente depois de ter sido tão bem tratada por quatro bandas de excelência que, tirando a que o fora, poderiam ser cabeças-de-cartaz em qualquer concerto do género.

Texto e fotos: Pedro Félix

Features

Nuno Bettencourt, Tom Morello e Scott Ian tocam tema de Game Of Thrones

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Consagrada como uma das séries mais populares de sempre, Game Of Thrones, que terminou na última madrugada, teve a capacidade de exultar nos seus fiéis seguidores todas as emoções desde o seu início com o genérico criado por Ramin Djawadi.

No clip abaixo, Djawadi é acompanhado por Dan Weiss (criador da série), Tom Morello (Rage Against The Machine), Scott Ian (Anthrax), Nuno Bettencourt (Extreme) e Brad Paisley numa jam session com as novas guitarras Fender em que tocam precisamente o tema principal de Game Of Thrones com muito free-style solista pelo meio.

Continuar a ler

Features

Sabaton History Channel, ep. 15: o Barão Vermelho

Diogo Ferreira

Publicado há

-

No novo episódio do Sabaton History Channel, Joakim Brodén e Indy Neidell escolhem falar do tema “The Red Baron” que pertence ao próximo álbum “The Great War”, a ser lançado a 19 de Julho pela Nuclear Blast.

O Barão Vermelho é um do ícones heróicos da I Guerra Mundial que, simultaneamente, engloba a mecanização e a romantização da guerra moderna com as suas habilidades e heroísmo. Manfred von Richthofen é o nome verdadeiro do piloto que é, então, recordado em mais um episódio do Sabaton History Channel.

Mais episódios AQUI.

Continuar a ler

Features

Jinjer ao vivo no Resurrection 2018 (c/ vídeo)

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Foto: Veronika Gusieva

Abaixo podes assistir à prestação dos Jinjer no Resurrection de 2018. Recentemente disponibilizado pelo próprio festival, este vídeo servirá para aguçar a vontade que os fãs desta banda têm para os ver no Vagos Metal Fest deste ano. Nos quase 40 minutos de concerto, os Jinjer executaram temas como “Words Of Wisdom”, “I Speak Astronomy”, “Pisces” ou “Captain Clock”.

O EP “Micro”, lançado em Janeiro de 2019 pela Napalm Records, é o registo mais recente dos ucranianos que, como referido, actuarão no Vagos Metal Fest, evento que se realiza entre 8 e 11 de Agosto. Stratovarius, Six Feet Under, Satyricon, Candlemass, Death Angel, Watain e Alestorm são alguns dos nomes do cartaz.

Continuar a ler

Facebook

#UltrajeRadar

Ultraje #21