#ChooseUltraje

Features

[Reportagem] Discharge + Simbiose (01.03.2019 – Lisboa)

Publicado há

-

Discharge (Foto: Solange Bonifácio)

-/-

Discharge + Simbiose
01.03.2019 – Lisboa

-/-

Os históricos britânicos Discharge – formados em 1977 por Terry “Tezz” Roberts e Roy “Rainy” Wainwright – são considerados por muitos uma das primeiras bandas a tocar hardcore punk e os pioneiros, ou mesmo os grandes criadores, do estilo d-beat. Enquanto a banda teve mudanças de formação substanciais ao longo da sua história, é geralmente caracterizada por um som pesado, distorcido e rápido, com letras de temas anarquistas, sociais, entre outros. No início dos anos 80, os Discharge tinham vários singles e EPs no topo dos tops independentes do Reino Unido, incluindo o EP de 1981, “Why”, e o single de 1982, “State Violence State Control”. Os Discharge existem há mais de 40 anos, e Lisboa acolheu o regresso a Portugal desta banda lendária e de referência.

Os Simbiose os escolhidos para abrir as hostilidades da noite – uma das bandas mais importantes do underground nacional que tem andado a festejar as suas bodas de prata. Tentaram agarrar um público distraído que impaciente esperava pelos anfitriões da noite. Mesmo assim, os Simbiose ecoaram a todo o canto do RCA o seu punk / crust / grindcore cheio de energia e repulsão, o que faz deles tão característicos.

Infelizmente, e no decorrer da noite, os Discharge tiveram que recuperar alguns dos seus instrumentos musicais que estavam perdidos devido a logísticas de voo. O que veio a atrasar a sua subida ao palco e a um soundcheck/linecheck improvisado. Com um atraso de 30 minutos – e com um público ansioso para os ver e para que começasse o concerto -, os Discharge voltaram ao palco para finalmente darem início ao seu concerto (após o changeover).

Mal começaram a tocar, embora com alguns problemas técnicos iniciais, em pouco tempo agarraram o público e instalou-se um caos de energia por todo o lado. Com uma sala bastante composta, a banda acabou por revisitar alguns dos seus trabalhos que mais os caracterizam, embora dando algum ênfase ao já esperado e mítico “Hear Nothing See Nothing Say Nothing” e com passagem pelo seu último trabalho de 2016, “End of Days”.

É pouco usual uma banda ter impacto em diferentes cenas musicais ou em diferentes estilos como os Discharge têm e serem a referência que são para muitos, incluindo bandas de culto dentro do metal.  O seu som pesado, rápido, bastante raw, tão característico e, como eles mesmos dizem, “NOISE NOT MUSIC” ficou registado por todos os cantos do RCA.

-/-

Texto e fotos: Solange Bonifácio

Features

Nuno Bettencourt, Tom Morello e Scott Ian tocam tema de Game Of Thrones

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Consagrada como uma das séries mais populares de sempre, Game Of Thrones, que terminou na última madrugada, teve a capacidade de exultar nos seus fiéis seguidores todas as emoções desde o seu início com o genérico criado por Ramin Djawadi.

No clip abaixo, Djawadi é acompanhado por Dan Weiss (criador da série), Tom Morello (Rage Against The Machine), Scott Ian (Anthrax), Nuno Bettencourt (Extreme) e Brad Paisley numa jam session com as novas guitarras Fender em que tocam precisamente o tema principal de Game Of Thrones com muito free-style solista pelo meio.

Continuar a ler

Features

Sabaton History Channel, ep. 15: o Barão Vermelho

Diogo Ferreira

Publicado há

-

No novo episódio do Sabaton History Channel, Joakim Brodén e Indy Neidell escolhem falar do tema “The Red Baron” que pertence ao próximo álbum “The Great War”, a ser lançado a 19 de Julho pela Nuclear Blast.

O Barão Vermelho é um do ícones heróicos da I Guerra Mundial que, simultaneamente, engloba a mecanização e a romantização da guerra moderna com as suas habilidades e heroísmo. Manfred von Richthofen é o nome verdadeiro do piloto que é, então, recordado em mais um episódio do Sabaton History Channel.

Mais episódios AQUI.

Continuar a ler

Features

Jinjer ao vivo no Resurrection 2018 (c/ vídeo)

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Foto: Veronika Gusieva

Abaixo podes assistir à prestação dos Jinjer no Resurrection de 2018. Recentemente disponibilizado pelo próprio festival, este vídeo servirá para aguçar a vontade que os fãs desta banda têm para os ver no Vagos Metal Fest deste ano. Nos quase 40 minutos de concerto, os Jinjer executaram temas como “Words Of Wisdom”, “I Speak Astronomy”, “Pisces” ou “Captain Clock”.

O EP “Micro”, lançado em Janeiro de 2019 pela Napalm Records, é o registo mais recente dos ucranianos que, como referido, actuarão no Vagos Metal Fest, evento que se realiza entre 8 e 11 de Agosto. Stratovarius, Six Feet Under, Satyricon, Candlemass, Death Angel, Watain e Alestorm são alguns dos nomes do cartaz.

Continuar a ler

Facebook

#UltrajeRadar

Ultraje #21