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Reviews avulso: Ritualization | IC Rex | Bestial Raids

Rui Vieira

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ritualization_coverRitualization “Sacraments To The Sons Of The Abyss” [Nota: 7.5/10]
Editora: Iron Bonehead Productions
Data de lançamento: 03 Fevereiro 2017
Género: death metal

Death com grind, algo na veia de Vomitory com Terrorizer, 44 minutos de violência gratuita. Ouve-se bem os primeiros temas, depois começa a cansar? Não. Os 10 temas de “Sacraments…” são pura demolição do início ao fim, as músicas consomem-se como se um bem enrolado bob se tratasse e no fim ficamos com um sorriso de orelha a orelha. Se olharmos para a capa do disco, verificamos que há um imaginário da banda-alternativa-mas-que-se-tornou-lendária de Jesse Pintado, os Terrorizer. Há mesmo forte influência naquelas arrancadas para notas altas e cortantes sempre a rasgar. Mais… Se este álbum tivesse a voz de Oscar Garcia, talvez fosse clássico imediato! Estou certo que se o godfather of grind estivesse vivo e fizesse este álbum, todos lhe prestariam vassalagem e o colocariam nos píncaros, mais que “Darker Days Ahead”, de certeza. Neste caso, é só mais um álbum de death/grind. Mas bom.

 

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ICREX_TULENJUMALAT_FRONTCOVERIC Rex “Tulen Jumalat” [Nota: 7/10]
Editora: Saturnal Records
Data de lançamento: 03 Fevereiro 2017
Género: black metal

Ainda recentemente ouvi uma proposta um pouco parecida com estes IC Rex – os Quintessenz. Paira por aqui uma poeira semi-progressiva (talvez o som das guitarras?), num black com a voz em delay constante. Há uma certa tentativa de soar épico mas não consegue concretizar. Os teclados dão esse toque que se quer imponente mas, respeitando a qualidade que já existe nesta saturada gama de fabrico, IC Rex é apenas mais um projecto entre tantos outros, a lembrar, por exemplo, Corpus Christii e a voz de NH. “Prometheus”, com a entrada em cena de uma voz feminina e rematando com um solo pontiagudo, dá alguma cor a este registo de 48 minutos que, no global, sofre por ser um pouco monocórdico, tornando a referida faixa (sexta) o momento mais bem conseguido de “Tulen Jumalat” ou, traduzindo para inglês, “Gods Of Fire”.

 

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bestial_raids_-_master_satans_witchery_coverBestial Raids “Master Satan’s Witchery” [Nota: 2/10]
Editora: Nuclear War Now! Records
Data de lançamento: 01 Fevereiro 2017
Género: death/black metal

Confesso que ouvir este “álbum” para lhe fazer uma review foi atroz. Andei a engonhar dias a fio, mas lá teve que ser. Os compromissos são para se cumprir. Eu sei que a arte pode ter muitas interpretações e como diz o velho ditado: “Quem feio ama, bonito lhe parece”. Ok, tudo bem. A sabedoria popular é, normalmente, simples e suprema, mas no caso deste terceiro trabalho longa-penosa-duração dos polacos Bestial Raids, nem bonito, nem amor, nem feio sequer, nada. Bola! Lamento informar, mas estes 33 minutos, traduzidos em sete faixas, foram das coisas mais angustiantes que ouvi enquanto colaborador da Ultraje. Aliás, é talvez a pior coisa que ouvi na vida. Nada pessoal, simplesmente isto é algo que não devia sair cá para fora, devia ser proibido, ponto. Black metal incolor e inodoro, batida sempre igual e pergunto-me: Será que há alguém que goste disto para além da própria banda (ou alguns elementos da própria banda)? Até eu fazia isto em meia-hora de ensaios. Conselho à banda: mantenham-se como ouvintes.

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Belzebubs “Pantheon of the Nightside Gods”

Diogo Ferreira

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Editora: Century Media Records
Data de lançamento: 26.04.2019
Género: black/death metal melódico

O que começou por ser uma BD da autoria do finlandês J.P. Ahonen transformou-se numa banda a sério quando, em Junho de 2018, surge o vídeo para “Blackened Call”, que hoje tem mais de 1.3 milhões de visualizações no YouTube. A divisão foi notória: se de um lado tínhamos os metaleiros com sentido de humor alargado (o som pode ser sério e extremamente bem executado, mas o visual é hilariante), do outro acantonavam-se os puristas com comentários do tipo ‘já não bastava termos Dethklok e Ghost…’.

“Blackened Call” esteve em constante rotação durante vários meses até que a Century Media Records anunciou o primeiro álbum “Pantheon of the Nightside Gods”. Ao longo de quase 55 minutos, as personagens Hubbath, Obesyx, Sløth e Samaël ganham forma e força sonora ao executarem temas embebidos numa melodia ultra-cativante baseada em black e death metal nas suas vertentes melódicas. Os leads e os solos são do mais épico que se pode esperar (“Blackened Call” e “Acheron”) se imaginarmos que Amon Amarth tiveram um encontro romântico com Dimmu Borgir, as ambiências (umas vezes sóbrias e quase despercebidas, outras vezes bem assentes, como em “Cathedrals of Mourning”) fazem-nos relembrar o gelo de Amorphis agora e o ocultismo sórdido de Cradle Of Filth depois (“Nam Gloria Lucifer”), e o sentido semiacústico de sonoridades como Opeth também foi não esquecido (“The Crowned Daughters”).

Pode parecer tudo perfeito, mas o que é certo é que a segunda metade do álbum perde-se um pouco em temas longos que fazem sentir a falta da patada veloz e melódica da primeira parte deste longa-duração, quase como se nos estivessem mesmo a dizer que aquelas faixas iniciais são as indicadas para promover o disco e as restantes são mais obra de criatividade direccionada a quem ouvirá o álbum na íntegra. Ainda assim, nada está perdido e a competência continua assegurada, tendo apenas de se ter alguma paciência para ouvirmos ICS Vortex (Arcturus) no tema-título que encerra o álbum.

Agora resta saber se conseguimos ouvir o álbum de forma estritamente séria sem imaginar os nossos companheiros a rebolar por uma ravina embrulhados numa gigante bola de neve em direcção a uma estalagem acolhedora… Será impossível. Faz parte e é assim que tem de ser.

Nota Final

 

 

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Månegarm “Fornaldarsagor”

Diogo Ferreira

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Editora: Napalm Records
Data de lançamento: 26.04.2019
Género: folk metal

Ao nono álbum, os Månegarm convidam-nos a participar numa jornada pelos tempos ancestrais do pré-Cristianismo através do seu metal folclórico que tem vindo a desenvolver-se desde 1995.

Com uma entrada tempestuosa e furiosa protagonizada por “Sveablotet”, os suecos misturam em si mesmos a música extrema do black metal robusto em background que se transforma em death metal melódico na frente através de leads luminosos (“Tvenne drömmar”). Há por todo o disco um sentido épico com especial foco nos refrãos gloriosos, melodiosos e cativantes que tanto são próximos de vocais limpos como berrados com um sotaque nórdico muito carregado (“Spjutbädden”). Para além de toda esta mescla energética, há, claro, incursões mais típicas do folk metal, como é representado na melancólica e nostálgica “Ett sista farväl” que, a mid-pace, inclui voz feminina e violino, um instrumento que, no seu devido lugar, vai sendo ouvido ao longo destes novos oito temas.

“Fornaldarsagor” é, em última análise, a prova de que a chama pagã está bem acesa e alimentada, o que agradará a fãs de, por exemplo, Vintersorg.

Nota Final

 

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Allegaeon “Apoptosis”

João Correia

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Editora: Metal Blade Records
Data de lançamento: 19.04.2019
Género: death metal técnico

“Proponent For Sentience”, de 2016, foi o expoente máximo criativo e técnico dos Allegaeon e, com ele, entraram directamente para a primeira liga do death metal técnico, fincando nela os pés de tal maneira que seria impossível regredirem. Geralmente, uma banda de topo lança um disco destes em toda a sua carreira: “Master of Puppets”, “Reign In Blood” e “Unquestionable Presence” são exemplos de discos assim, que conseguem deixar uma marca temporal muito duradoura e que acabam por servir de ponto de partida para outras bandas. Com “Apoptosis”, os Allegaeon conseguem o improvável, que é como quem diz: crescerem musicalmente, criarem um registo ainda melhor do que o anterior e deixarem-nos novamente na dúvida se conseguirão fazer melhor com o próximo disco.

O segredo que faz de “Apoptosis” um disco mais dinâmico do que “Proponent For Sentience” deve-se à maior naturalidade e aceitação de conceitos que a banda passou a praticar na novidade, que demonstra incontestavelmente uma superioridade criativa que o anterior tentava atingir, mas forçadamente. A intro “Parthenogenesis” poderia ter saído dos Revocation ou dos Obscura, tal é a perfeição e virtuosismo presente em cada instrumento sem perder catchiness (bem pelo contrário), e culmina imediatamente no início de “Interphase Meiosis”, um projéctil ultratécnico que nos faz sorrir de satisfação, coisa rara numa época em que tropeçamos em macaquinhos de imitação a cada esquina que dobramos. Segue-se “Extremophiles”, que uma vez mais apresenta uma estrutura coesa, velocidade, muito peso e mais solos deliciosos. Nesta faixa descobrimos ainda que a saída do baixista Corey Archulleta basicamente não prejudicou a banda, muito pelo contrário, mesmo porque Brandon Michael, o seu substituto, consegue imprimir aos Allegaeon uma palete de cores diversas devido à sua proficiência musical, tanto teórica quanto prática. Depois, a voz de Riley McShane está cada vez mais agressiva, havendo também lugar para imensas partes vocais límpidas. Acrescente-se a tudo isto uma secção de percussão muito mais rápida e perfeccionista do que anteriormente e ficamos bastante impressionados com a evolução significativa da banda.

Com os seus solos impossíveis e brutalidade técnica, “The Secular Age” e “Exothermic Chemical Combustion” aumentam a fasquia da nossa exigência crítica para outro patamar – é impossível apontar erros, de dizer ‘ah, aqui se calhar ficava melhor isto ou aquilo’. Poucas vezes nos deparamos com dois trabalhos cujo único termo que nos ocorre para os denominar é ‘erudito’. “Metaphobia” é um tema perfeito para partir uns quantos ossinhos no pit, ao passo que “Tsunami And Submergence” e “Colors Of The Currents” exploram os momentos mais progressivos da banda, com melodias sublimes que entram à primeira e não mais saem. O sci-fi tech-death regressa na forma de “Stellar Tidal Disruption”, a melhor faixa do álbum e que nos recorda vividamente Vektor, mas muito mais à frente. A final “Apoptosis” junta bits e bytes de cada uma das faixas anteriores e proporciona um final épico digno dos Allegaeon, os novos reis do death metal técnico… Bom, talvez seja exagerado colocar as coisas nestes termos, mas é muito pouco provável que 2019 nos brinde com um disco de death metal melhor do que “Apoptosis”, que não é menos do que um diamante perfeito lapidado pelas mãos dos melhores artesãos. Daqui em diante é sempre a descer para os Allegaeon.

Nota Final

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