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Sanctuary: pecado original (entrevista c/ Lenny Rutledge)

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Há qualquer coisa de especial e mágico no disco de estreia que os Sanctuary editaram em 1988. “Refuge Denied” marcou uma era do heavy/power metal e influenciou uma quantidade de bandas que, com os olhos postos naquele colectivo que vinha precisamente do berço do estilo que ameaçava matar o heavy metal – Seattle – resistiu, perseverou e carregou a tocha do Som Eterno durante os anos 90. Agora, em mais um acontecimento que parece envolto numa aura de magia, o guitarrista dos Sanctuary, Lenny Rutledge, encontrou num celeiro (!) que fica por cima do seu estúdio de gravação as maquetas originais de “Refuge Denied”, gravadas em 1986, e que tinham tido dois temas apenas editados na demo do mesmo ano. É esse o material, devidamente remasterizado e remisturado por Zeuss, de “Inception”, o disco que chega agora ao mercado. Lenny Rutlege falou connosco sobre ele.

 «Não posso dizer que nos tínhamos esquecido completamente [das gravações originais]. Sabia que tinha algum material (…) e que estava espalhado.»

O comunicado de imprensa distribuído pela editora diz que tinhas as gravações originais deste lançamento num celeiro. Tinhas-te esquecido completamente delas ou pura e simplesmente não sabias onde estavam?
Um pouco das duas coisas. Não posso dizer que nos tínhamos esquecido completamente delas. Sabia que tinha algum material, principalmente de outras bandas com que trabalhei no passado, e que estava espalhado. Não me tinha apercebido, agora que penso nisso, que tinha toda a maquete “Inception” em fita naquele celeiro. E quando a encontrei, estava uma desgraça.

Porque decidiste lançar este material como um título próprio e não, por exemplo, como bónus de um álbum de originais ou de uma compilação?
Pensei que estas eram versões muito boas das músicas. As gravações tinham qualquer coisa, uma abordagem completamente diferente. Havia ali qualquer coisa muito crua, muito própria daquela época. Pensei que era mais do que apenas uma maqueta e agora… Todo o lançamento vai ser muito especial. Vai haver um vinil, um CD, um enorme livro com o vinil e o CD, vai haver um poster, montes de fotos antigas e histórias daquela época para manter tudo dentro do espírito. Até mesmo com o artwork quisemos certificar-nos que o Ed [Repka, designer da capa] fazia algo próximo do “Refuge Denied”, muito daquela altura. Não creio que fosse algo que usássemos necessariamente para uma capa agora, em 2017, mas acho que encaixa mesmo muito bem naquelas gravações daquela era.

Consideraram várias hipóteses para a remistura e remasterização do material ou pensaram imediatamente no Zeuss?
Pensei imediatamente no Zeuss. Ele é um bom amigo nosso e adoramo-lo. Quando encontrei as fitas, levei-as imediatamente a um sítio onde as desidrataram. É um processo que é suposto restaurá-las e impedi-las de se deteriorarem tanto. Depois disso convertemo-las para digital. Depois, por acaso, o Zeuss estava nas redondezas – a produzir o novo disco dos Queensrÿche – e convidei-o a vir até cá e a ouvir o material quando tivesse uma folga. Ele adorou-o, sentiu que havia alguma coisa ali e acreditava que podia melhorá-lo com a remistura e remasterização. E tinha razão… Adoro a forma como ficou. Estou chocado e espantado.

Esta qualidade de som não era possível há uns dez anos, certo?
Seria bem mais difícil, acho eu, porque não fizemos overdubs, não regravámos partes, nada disso. Só queríamos remisturar e remasterizar, porque conheço muitas bandas que regravam os seus álbuns de estreia… E era algo que não queríamos fazer. Queríamos que as pessoas conseguissem ouvir, mesmo de uma forma algo crua, que o material original tinha sido remisturado e remasterizado por um profissional que sabe mesmo obter o som certo, usar o processamento certo e fazer as coisas bem. Há alguns anos atrás não sei se ele teria conseguido fazer isto. Existe imensa tecnologia agora.

«Queríamos que este lançamento tivesse a sua própria identidade separada.»

Há pouco falaste da capa do disco. Deram liberdade total ao Ed Repka para desenhar a capa ou passaram-lhe algum briefing de que queriam uma ligação à capa do [álbum de estreia] “Refuge Denied”?
Mencionámos-lhe que queríamos algo na onda do “Refuge Denied”, mas diferente; não queríamos exactamente uma cópia da capa dos disco. Ele falou em fazer uma espécie de sketch anterior da capa do “Refuge Denied”, mas não achámos assim tão boa ideia. Queríamos que este lançamento tivesse a sua própria identidade separada. Dissemos-lhe que o revólver e o padre teriam que fazer parte do desenho… Essas eram as duas condições essenciais. Depois ele sugeriu a igreja e todo o resto do fundo. Também tivemos um tipo na Century Media – o Stefan Franke – que nos ajudou com algumas ideias conceptuais. Foi um trabalho conjunto da banda, do nosso gestor de produto e do Ed Repka.

O que te lembras da vida da banda na altura destas gravações? Tens uma recordação clara desses tempos?
Lembro-me de algumas coisas. Lembro-me que fizemos as gravações em duas sessões diferentes. Gravámos as [faixas] “Battle Angels” e “Soldiers Of Steel” num estúdio muito bom – o mesmo em que os Queensrÿche fizeram os seus dois primeiros discos –, mas como não tínhamos dinheiro suficiente e estávamos a pagar do nosso bolso só lá captámos duas canções, na altura com um baixista diferente, que se chamava Rich Furtner. Foi uma experiência muito boa. Mas depois também queríamos gravar as outras sete músicas, por isso fomos para um estúdio mais barato, que gravava em 16 pistas. E essa experiência foi um pouco mais desafiadora… Era um estúdio pequeno num bairro muito mau. Acho que ainda encontrámos alguma coca numa das fitas. Havia muitos problemas técnicos, nem tudo o que gravámos foi devidamente arquivado… Uma vez havia tão poucas pistas disponíveis, só tínhamos alguns microfones na bateria e os címbalos não foram correctamente micados. O Zeuss teve de fazer um trabalho quase criativo para que algumas partes da bateria fossem audíveis. Teve de recuperar muito do trabalho que gravámos ali… Chamava-se Studio One e era no White Center [em Seattle]. Ele fez um excelente trabalho em trazer essas músicas de volta à vida.

«Estávamos bastante entusiasmados e esta foi a maqueta que entreguei ao Dave Mustaine quando o conheci, e isso definitivamente abriu-nos a porta.»

Tinhas alguma ideia na altura que estavam a gravar música que se destacaria e levaria a banda longe no mundo do metal?
Estávamos bastante entusiasmados e esta foi a maqueta que entreguei ao Dave Mustaine quando o conheci, e isso definitivamente abriu-nos a porta. Estávamos satisfeitos com o que tínhamos e considerávamos que as canções tinham qualidade, mas não sabíamos onde podíamos chegar.

Que balanço podes fazer da reunião dos Sanctuary até agora?
Até agora divertimo-nos muito, tocámos em imensos festivais e fomos em digressão com os Overkill, que são um grupo de tipos fantásticos com os quais nos divertimos muito na Europa. Temos uma série de festivais onde vamos estar este ano na Europa também… Esperamos cumprir uma nova digressão em nome próprio ou com outra banda ainda este ano também nos Estados Unidos.

Como estão em termos de material novo para um álbum de originais?
Estamos a trabalhar nisso. Já temos boa parte da música escrita e até agora é bastante agressiva e mordaz. Diria que já temos mais de metade da música composta, mas ainda estamos um pouco longe das gravações. Não me parece que entremos em estúdio nos próximos seis a oito meses. Ainda devemos demorar algum tempo.

«Estamos a trabalhar [no novo álbum]. Já temos boa parte da música escrita e até agora é bastante agressiva e mordaz.»

Como é que este material antigo te afecta a ti e à composição de nova música dos Sanctuary? Achas que pode constituir uma influência?
Não sei… De certa maneira acho que sim. Julgo que a mordacidade, a agressividade e o poder cru destas gravações podem ser. Há qualquer coisa [nas gravações agora recuperadas] que nos faz considerar aquele vibe antigo. Por isso suponho que nos influencie um pouco. Não acho que acabemos a soar assim, claro, mas podemos definitivamente ser influenciados pelo espírito e continuar o nosso caminho para a frente.

Achas que a decisão do Warrell Dane de ressuscitar os Nevermore pode atirar os Sanctuary para um novo hiato no futuro?
[Risos] Não tenho a certeza se os Nevermore vão voltar. Sei que ele faz digressões com a banda com que toca a solo e tocam material de Nevermore, mas tenho as minhas dúvidas que a banda regresse ao activo a não ser que ele recrute pessoas completamente diferentes. Não quero falar por ninguém, mas não creio que isso vá acontecer. Tenho a certeza que ele vai continuar a tocar com a banda a solo, mas em relação ao resto apenas o tempo o dirá. Quanto aos Sanctuary, aceitaremos o que quer que aconteça. Se ele conseguir fazer ambas as coisas, fará ambas as coisas. É difícil dividir o tempo entre várias bandas, mas estamos a gerir as coisas.

Não tocaste em nenhuma banda conhecida de metal entre 1992 e 2010. O que fizeste nesse período de tempo?
Toquei em algumas bandas locais, produzi algumas maquetas, produzi inclusivamente a maqueta que os Nevermore gravaram antes de editarem o [álbum de 1999] “Dreaming Neon Black”. Continuei a ser músico, a tocar cenas pesadas, mas por volta de 1999 arrumei a maior parte do meu material e continuei a tocar apenas guitarra acústica por muitos anos. Depois em 2009 decidi tentar uma nova oportunidade no metal, eu e o Darrell voltámos a juntar-nos, reactivámos a nossa amizade, começámos a falar de uma possível reunião e assim que reparámos estávamos a escrever canções. Correu bem e acho que o facto de eu ter feito uma pausa e ter tocado música diferente a solo fez-me encarar as coisas de um modo um pouco diferente a abordar o meu estilo de composição de outra forma. Antigamente era uma abordagem meio sob pressão; de certa forma a pausa ajudou.

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Mayhem: o novo “Grand Declaration Of War” (entrevista c/ Jaime Gomez Arellano)

Diogo Ferreira

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A 1 de Maio de 2000 era lançado “Grand Declaration Of War”. Era, naquele momento, a prova de fogo para os noruegueses Mayhem. Ainda que em 1997 já tivesse sido lançado o EP “Wolf’s Lair Abyss”, com Blasphemer na guitarra (que substituía assim o assassinado Euronymous) e com o regresso de Maniac à voz, “Grand Declaration Of War” tinha de marcar um novo rumo seis anos depois do histórico “De Mysteriis Dom Sathanas”.  E marcou! Marcou uma nova direcção da banda, mas também de todo o black metal – com este disco de 2000, os Mayhem foram além dos riffs obscuros corridos e transpuseram a barreira daquilo que seria um dogma dentro do estilo ao utilizarem arranjos próximos da electrónica e ao executarem uma estética vocal que ia para além do berro demoníaco, tendo nós um Maniac com cariz de homem que discursa.

“Grand Declaration Of War” – que segundo fonte da Season Of Mist é o álbum mais vendido da história da editora – atingiu a maioridade há poucos meses e com isso veio a intenção de lhe dar uma nova roupagem sonora. Para tal, os Mayhem recrutaram Jaime Gomez Arellano, conhecido produtor de origens colombianas, que tem no seu currículo bandas como Ghost, Paradise Lost, Sólstafir, Primordial ou Ulver. Sobre  o processo para o qual foi convidado, o homem por detrás de tantos álbuns que se tornaram um sucesso concedeu um breve momento da sua atribulada agenda para responder a três perguntas feitas pela Ultraje.

«Acho que o Rune [Eriksen aka Blasphemer] é provavelmente o melhor guitarrista de metal extremo.»

Quanto consideras “Grand Declaration of War” um marco icónico e quão orgulhosos estás por fazer parte desta nova edição?
Acho que o álbum mudou muitas coisas no black metal, e, sim, acho que é uma jóia. Sou fã de Mayhem desde a minha adolescência quando estava na Colômbia, por isso, para mim, foi uma honra trabalhar nisto.

Quão desafiador foi trabalhar com as fitas obsoletas para recriar o som para algo moderno?
Há um equívoco aqui. A ideia NUNCA foi fazer com que [o álbum] soasse mais moderno! A gravação foi feita para um formato digital antigo que nunca soou bem, sempre foi ténue e áspero. Mesmo que o original soasse bem, tinha aquele som fino e crocante. Fiz a remistura com equipamento analógico para fita analógica de modo a dar mais corpo e profundidade, além de dar o meu ‘toque’. A parte principal do trabalho foi tentar fazer com que a bateria soasse mais realista, porque a gravação foi feita com um kit electrónico com pratos reais. Eu e o Hellhammer [baterista] passámos muito tempo a fazer novos samples da bateria e a ajustar tudo manualmente para que soasse mais realista. O Maniac [vocalista] pediu para que a sua voz permanecesse igual à da versão original, por isso, cuidadosamente, combinei todos os efeitos e níveis o mais próximo que pude.

Quais foram os melhores elementos musicais que descobriste ao dar ao álbum um novo som?
O baixo! É quase inaudível no original. Algumas das partes do baixo são muito boas e destaquei-as, assim como reformular o seu som geral. Também foi divertido ouvir as faixas individuais da guitarra; acho que o Rune [Eriksen aka Blasphemer] é provavelmente o melhor guitarrista de metal extremo, tanto em termos de performance como de composição.

O disco será lançado a 7 de Dezembro pela Season Of Mist.

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Um metaleiro também chora (entrevista c/ Pedro Cova)

Pedro Felix

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«O meu nome é Pedro Cova, tenho 28 anos e sou natural da Mealhada. Neste momento estou a terminar o mestrado em gestão», começa assim a apresentação, estilo Casa dos Segredos, do jovem sossegado e simpático que conhecemos em Abril passado na excursão para o Moita Metal Fest. Desde que nos cruzámos com a página do Facebook “Um metaleiro também chora” que tivemos curiosidade em conhecer quem estava por trás dela. Muitas são as iniciativas que têm como base o metal e que não se consubstanciam na criação ou divulgação directa da música. Neste caso estávamos perante algo que nos é bastante querido – o humor. Mas a carreira do Pedro no mundo da divulgação metálica não começou aqui. «Experimentei tocar bateria e guitarra, mas fazer musica não é a minha praia», relembra antes de referir que a génese da página, que se dá em Novembro de 2014, passou por um desafio entre ele e um colega de licenciatura. Perante o surgimento de páginas como “Um beto também chora” ou um “Dread também chora” decidem criar uma também na mesma linha, e o Pedro, com o metal a correr no sangue, contrapõe a proposta de nome “Uma prostituta também chora” com o agora conhecido “Um metaleiro também chora”. «Fiz logo quatro ou cinco memes, do tipo “Quando estas vestido de preto e está um calor do caralho” ou “Quando estás em frente ao palco e queres ir mijar”», recorda. «No final do mesmo dia já tínhamos 100 likes. Após uma semana alcançámos os 1000 likes. Este número redondo deixou-me a pensar que isto tinha público interessado e comecei a publicar memes de forma regular.» Neste recuar à origem do nome, é peremptório quando refere logo de imediato: «E outra coisa, para mim é metaleiro que se diz, não gosto nada da expressão metálico.»

«Quem nunca viu o Abbath a fazer “abbathices”?»

O humor no metal tem sido debatido ao longo dos anos, com defensores e detractores a opinarem sobre se tudo o que é metal pode incorporar humor. «Para mim, o humor deve existir em todos os estilos de metal, sem excepções», refere-nos relativamente a esta questão, «mas não vou negar que existem estilos mais ricos em conteúdos, e há alguns estilos/bandas que me dão mais gozo fazer memes», reforçando que «uma boa dose de humor nunca fez mal a ninguém – temos músicos extremamente cómicos, até mesmo de géneros mais extremos. Por exemplo, quem nunca viu o Abbath a fazer “abbathices”?».

Mas o objectivo do autor com a página não passa apenas por criar humor tendo por base o mundo do metal. «A missão da página é fazer o movimento do metal crescer em Portugal», explica para depois dizer que acredita que não há publicidade negativa e, como tal, usa o humor para se falar no metal. Assim, começou a tirar partido da dimensão que a página tinha atingido para ajudar a dinamizar o som eterno. «Ultimamente tenho colaborado com bastantes festivais nacionais, tenho oferecido entradas para os eventos, t-shirts e descontos em bilhetes.» As próximas iniciativas passam por oferecer entradas para o Lord Metal Fest, Bairrada Metal Fest, Mosher Fest, entre outros. «Também promovo bandas e eventos na minha página», e em contrapartida cobra um preço simbólico. «Como normalmente as organizações têm orçamentos reduzidos, e como eu gosto de fazer parcerias win-win, costumo pedir sempre uma t-shirt. Como devem imaginar, tenho uma colecção gigante de t-shirts.»

Por falar em t-shirts, a oficial da página foi lançada recentemente e, segundo nos conta, tem sido bem acolhida. «O pessoal gosta da t-shirt», acrescentando: «Para além de comprarem ainda me dão os parabéns e dizem para continuar com isto. São estas coisas que me enchem o coração e me fazem continuar a fazer crescer a página.» E aproveita para fazer um pouco de publicidade: «Na compra da t-shirt tenho oferecido um sticker para colar no carro a dizer “Metaleiro a bordo”.» Para o futuro tem previsto novos desenhos e cores, para além de patches.

Manter uma página sempre a apresentar material novo não é tarefa fácil. Por esse motivo, o Pedro recorre a várias fontes. «Muitos [memes] são de autoria minha», explica-nos, «alguns são publicações de amigos no Facebook, do 9GAG, páginas de humor estrageiras e também os memes que me enviam por mensagem privada para a página». Relativamente a estes últimos, sublinha: «Costumo meter sempre o nome da pessoa que enviou.» Curiosamente, há mesmo situações em que os próprios memes geram memes: «Já tive bastantes comentários que viraram meme; recentemente fiz um a gozar com o Lars e nos comentários alguém disse “um relógio parado acerta mais vezes que o Lars nos tempos”. Fico contente por isso, vejo que seguem a mesma linha de pensamento da página.»

Mesmo assim, não é só reunir ou criar material que satisfaz o Pedro quando procura novos conteúdos para a página. Uma das grandes dificuldades, como ele nos explica, é «provavelmente encontrar bandas que todos conheçam. Gosto de fazer memes em que toda a gente perceba a piada, mas para perceber algumas é preciso conhecer a banda; não quero criar um nicho dentro do nicho, por isso é que se calhar os Metallica são os mais castigados na minha página». Outra dificuldade é a falta de tempo. A terminar o mestrado em gestão, ao ainda estudante sobra pouco tempo livre para se dedicar à página como gostaria, e antevê que, quando se lançar no mundo do trabalho, as dificuldades ainda sejam maiores, mas promete que «a página vai continuar a ter bons conteúdos».

«Ando para realizar um festival de metal na Mealhada, talvez para Junho 2019 o consiga fazer.»

Apesar de todas estas dificuldades, o promotor não pára na sua vontade de fazer crescer a página: «Neste momento estou a desenvolver um website, já tenho o domínio registado – ummetaleiro.com –, mas ainda não está activo», explica-nos em relação ao futuro. «Irá ter uma agenda de concertos de metal em Portugal e passatempos; estou a ampliar a minha rede de parceiros e também um local para vender o meu merch. Criei recentemente conta no Instagram, mas o meu core-business é o Facebook para já.» Contudo, o “Metaleiro” não se fica apenas pelo on-line. «Também ando para realizar um festival de metal na Mealhada, talvez para Junho 2019 o consiga fazer, pois ainda estou a reunir apoios», deixando o desafio: «Quem quiser juntar-se à equipa, o mercado de transferências está aberto!»

Depois do trabalho que tem sido feito, e com o alinhavar do que está para vir, Pedro Cova acha que os nativos da tribo metaleira «ainda são olhados com um pouco de preconceito, apesar de as mentalidades terem mudado de há uns anos para cá – para melhor, claro –, mas ainda falta algum caminho a percorrer». Sobre a cena em si, nota que «ultimamente têm surgido novos festivais de metal». «Acho que o metal está vivo e recomenda-se, e penso que a minha página ajuda o público a descobrir novos locais e a criar interacção entre os seus seguidores», concluindo: «Procuro convencer as pessoas a irem aos festivais e aos concertos. Ouvir só em casa não chega, é preciso estar lá presente!»

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RDB: corridos à pedrada (entrevista c/ Micael Olímpio)

João Correia

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«Não julgues que te vais embora a falar mal da Covilhã», diz Micael Olímpio, baixista dos Raw Decimating Brutality (RDB), enquanto mete dois copos na mesa e abre uma garrafa de Grant’s Signature. O Micael convidou a Ultraje Magazine para dois dedos de conversa em sua casa para falarmos um pouco sobre “Era Matarruana”, o último trabalho do colectivo das antigas e profanas montanhas da Beira Interior. Ainda a entrevista não ia a meio e Micael já abria uma segunda garrafa, desta vez uma Logan de 12 anos. Tentámos recusar firmemente e educadamente a oferta, mas ele tanto insistiu que seria má educação passar. Copos puxam conversa e, entre outras coisas, falámos de Coimbra, do DJ A Boy Named Sue, de The Legendary Tigerman, do Barracuda Clube… Enfim, com uma conversa com o Micael percebemos que o país é bem mais pequeno do que se julga.

Primeiro whisky. “Era Matarruana”, sucessor de “Obra Ó Diabo!” em que os RDB passaram a pente fino a nobre arte da construção civil, é um disco que se encontra a universos de distância do seu predecessor no que toca a produção e instrumentalismo, mas é no conceito lírico que ele mais se distingue ao explorar a Proto-História portuguesa: os celtas, o paganismo, a importância da pedra no desenvolvimento da civilização, as montanhas por associação. Embora o género musical se mantivesse (grindcore), a primeira questão teria de incidir forçosamente no porquê de uma mudança lírica e conceitual tão radical e a prestar vassalagem ao misticismo dos pedregulhos. «Desde o princípio que os RDB abordam temáticas diferentes: o “Sperm To Grind Your Ears” está relacionado com esperma, o split está relacionado com estrume [risos]… Todos os temas têm uma relação pessoal connosco, ou com pelo menos um dos membros da banda, e quando debatemos essas ideias elas passam a ser transversais. No caso do “Obra Ó Diabo!”, centrámo-nos nas nossas experiências de putos nos anos 80, quando houve o boom da construção civil – íamos brincar para prédios em construção, fazer merda, e focámo-nos nesses tempos. Em relação ao “Era Matarruana”, o Daniel Gamelas [vocalista] tem uma grande proximidade com tudo o que tenha a ver com misticismo e deuses dentro da arte. Foi uma temática que ele quis explorar. No fundo, ele acabou por fazer investigação sobre esses tempos proto-históricos, achámos piada e acabámos por seguir esse conceito. O Daniel é que fez a maior parte da investigação, embora os nomes das músicas tivessem surgido nos ensaios – sempre foi assim com os RDB, desde a construção musical aos nomes dos temas, sempre em conluio uns com os outros.»

Segundo whisky. A pesquisa de que Micael fala é por demais profunda – por exemplo, “Reve Marandicui” é o nome de uma das principais deidades galaico-lusitanas do tempo dos celtas. Assim como esta faixa, os RDB falam amiúde sobre pedregulhos em temas como “Calhau no Quintal”, “Falos em Pedra” e “As Forças Ocultas dos Cromeleques”. Tudo isto indica um fétiche por pedras mas, embora o Daniel tivesse sido o criador do conceito, não ficou muito clara a forma como o vocalista surgiu com ele. «O Gamelas “trabalha a pedra”. [risos] Bom, não trabalha pedra, mas trabalha outros materiais. Eu não sou a pessoa mais indicada para falar de arte, mas ele é artista plástico. Parece-me que a escultura em pedra é uma das muitas facetas da escultura, pois os materiais com que geralmente trabalha não têm nada a ver com pedras. Pesquisámos sobre cromeleques e menires, que são coisas distintas, e escolhemos abordar esse temas porque ainda hoje não há uma conclusão generalizada sobre o propósito dessas esculturas, não sabemos para que serviam. Ritos funerários, fecundidade… Existem várias hipóteses, mas nenhuma é conclusiva. Derivado ao contacto que o Gamelas teve com a História da Arte, ele desenvolveu essa parte da História e, por outro lado, foi-nos explicando os períodos temporais. Ele situa o trabalho na Idade do Ferro. A cena dos cromeleques estava associada ao conceito e estivemos para ir gravar a Viseu, mas acabámos por gravar no Cromeleque dos Almendres. Sempre tivemos uma relação com tudo o que fosse de granito.»

Terceiro (talvez quarto) whisky. “Era Matarruana” apresenta nomes de faixas como “Chama Sacrifical”, “Devaneio do Homem Cabra” ou “Invocação da Serpente Colossal”. Se num álbum de black metal isto seria o prato do dia, num de grindcore é coisa mesmo muito rara, se não mesmo única. A própria capa do disco parece pertencer ao universo do black metal primitivo – um daqueles discos que, antes de o metermos a tocar, já sabemos o que vai sair dele. Imaginemos agora um fã de black metal incauto que comprasse o disco pela capa – o resultado seria o previsto, certamente. Quase que parece que os RDB decidiram gozar com a cena do black metal. «Nada, nada, nada. Muito pelo contrário, até porque o Daniel e o João [Rocha, baterista] ouvem black metal frequentemente; eu, nem por isso. Houve até acontecimentos dentro desse movimento que acabaram por ridicularizar o estilo, mas o nosso objectivo não teve nada a ver com isso. Na verdade, até é quase uma homenagem, pois sempre gostámos de música obscura, rápida e pesada. O humor dos RDB continua lá, mas existe uma seriedade à mistura que provém do nosso interesse pelo oculto.»

Pegando no ponto do humor, seria impossível não referir as letras – autênticas odes ao disparate repletas de aliterações, anáforas e onomatopeias. É basicamente impossível de entender as letras de “Era Matarruana” e, assim, ficámos sem saber de que tratam e a que se referem, se é que a alguma coisa. Embora mais sério que discos anteriores, “Era Matarruana” não é propriamente um exercício de conservadorismo. No entanto, ficámos surpreendidos pelo facto de os RDB terem ido até ao princípio da Humanidade e da tradição oral. «Falamos, por exemplo, de divindades; e acabámos por criar algumas. [risos] Em “Devaneio do Homem Cabra” estamos a falar de… de… de um Satanás que tem um devaneio [risos] e o devaneio dele é gritar, aterrorizar  as populações… E a música exprime isso – tem aqueles berros mais… Pá, só ouvindo é que irão perceber. A “Martelos de Larouco” tem a ver com uma divindade. Embora não existam muitos registos dela, trata-se de uma deidade minúscula que tinha um mangalho enorme. A “Sob a Égide do Deus Cornudo” fala por si própria – penso que toda a gente se aperceba do que estamos a falar. E depois há temas como “A Fonte de Onde Brotam as Bestas”, uma invenção nossa que fala simplesmente de uma fonte que, de onde deveria brotar água, brotam bestas. [risos] A “Ressurgimento do Indígena Serrano” está associada às gentes da serra – é quando o serrano se revolta contra os povos invasores. Pensa em Viriato, por exemplo. Em suma, interpretamos algumas lendas à nossa maneira e inventamos outras.»  

Passámos para o esforço da produção, também ele com uma qualidade cinco estrelas. “Era Matarruana” atinge um som moderno mas grave, podre mas bom. Este passo em frente significativo foi confiado a ninguém menos do que Miguel Tereso, que já dispensa apresentações nestas lides. É natural que, ao fim de tantos anos na cena, as pessoas cresçam, amadureçam e procurem um profissionalismo superior a todos os trabalhos anteriores. «Queríamos que as pessoas sentissem a rapidez, mas também o peso da cena com uma boa produção. Actualmente, o Miguel é a pessoa que está a fazer o melhor trabalho de produção em Portugal. Queríamos um som… [pausa] podre, mas o que mais queríamos era que fosse grave. Queríamos um som mais old-school por um lado, focado principalmente nas guitarras. Inicialmente, as faixas não eram tocadas assim, mas, se as tocássemos mais rápido, não se iria perceber. A solução foi dar também destaque ao baixo, que é um factor determinante no “Era Matarruana”. Ao fim e ao cabo, está uma produção muito mais limpa do que aquela a que os RDB estão habituados, mas é natural, pois também evoluímos. Por isso mesmo é que procurámos um gajo como o Miguel. Ficámos muito contentes com a produção final, sem dúvida. Depois, o Miguel é uma pessoa com quem é bastante fácil de trabalhar. Ele tem uma sensibilidade musical brutal, percebe de teoria da musicalidade e, se acha que não está bem, sugere que façamos de outra maneira. Assim, passou a ser mais um elemento da banda neste disco. Como já somos amigos há algum tempo, isso também facilitou a coisa em termos de relacionamento.»

Por esta altura parámos de beber e passámos a falar da responsabilidade de cada membro no que toca à continuidade da banda. Por exemplo, o Gamelas não vive na Covilhã. Ainda que os RDB sejam um passatempo, há que fazer a cena funcionar para que lancem um disco de tempos a tempos, pois é nítido que os elementos gostam da cena e que se divertem em palco. No entanto, com cada membro em seu lado, imaginamos que por vezes seja difícil conciliarem a vida pessoal/profissional com as obrigações da banda. «Na altura da composição marcamos ensaios mais intensivos, tipo um fim-de-semana, a cada 15 dias ou mês a mês, dependendo das nossas vidas particulares, e o mesmo acontece com as gravações. No caso dos concertos, normalmente fazemos um ensaio geral e cada um faz o seu trabalho de casa, tudo à distância. Tem de ser assim. Mesmo a nível de composição, por vezes trocamos música e juntamos tudo. Cada um tem a sua vida profissional. Por exemplo, o João está sempre a viajar, principalmente hoje em dia. Eu e o Daniel conseguimos flexibilizar as coisas, mas no caso dele é mais difícil. Isto cria-nos obstáculos – uma coisa é praticares as coisas em casa, outra completamente diferente é estarmos todos juntos a ensaiar. Há alturas em concertos que não vamos tão ensaiados como gostaríamos. Isto só se consegue com vontade e disponibilidade. Até aqui temos conseguido, de forma mais ou menos limitada. Os RDB nunca se intrometeram na nossa vida pessoal, isto é o nosso escape, porque nem sequer podemos pensar na banda como uma profissão. É um grupo de amigos que se junta quando pode para descarregar.»

Voltámos ao whisky e à última questão da entrevista. Depois da já lendária apresentação de “Era Matarruana” no XXI SWR Barroselas Metalfest, onde não faltou um menir de cartão com dois metros de altura em palco, faltava-nos saber qual o futuro próximo dos RDB em relação à promoção de “Era Matarruana”. «Tocámos em Junho no Noise Murder Ensemble Fest. Em Outubro há um acertado no Sublime Torture Fest, em Castelo Branco. Há possibilidade de irmos tocar ao Porto em meados de Setembro e, ainda nesse mês, tocaremos em Palencia, Espanha, num concerto de suporte aos Abbadon Incarnate. Para o Verão já está quase tudo acordado e combinado e as cenas mais pequenas param por causa dos grandes fests; logo, não temos nada programado para essa estação.»

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