Reviews avulso: Suffering Hour | Gathering Darkness | Soulskinner | Ultraje – Metal & Rock Online
Reviews

Reviews avulso: Suffering Hour | Gathering Darkness | Soulskinner

suffering_hour_-_coverSuffering Hour “In Passing Ascension” [Nota: 7.5/10]
Editora: Blood Harvest
Data de lançamento: 26 Maio 2017
Género: blackened death metal

Se os Akercocke não tivessem voltado ao activo, estes Suffering Hour podiam muito bem ser uns dignos sucessores, mas como regressaram temos apenas um par, igualmente digno. Num estilo de death metal akercockeano, este trio norte-americano é uma excelente surpresa. Com alguns laivos de black metal, os Suffering Hour criam uma atmosfera escurecida que faz imaginar a criação de buracos negros num espaço sideral repleto de caos. O caos imaginário, mas também sonoro, acaba por promulgar ordem com estruturas ricas que quase ostentam um teor progressivo. A guitarra lead é uma boa constante, pois tanto fornece melodia como dissonância e é aí, mas também através das entoações vocais, que se faz o tal paralelismo com Akercocke. Para ouvidos duros e atentos, os Suffering Hour são uma banda a ter muito em conta.

 

-/-

portada_discoGathering Darkness “The Heat Of A Dying Sun” [Nota: 7/10]
Editora: Necromance Records
Data de lançamento: 22 Maio 2017
Género: death metal

Fundir Dying Fetus e Obituary tanto pode dar uma salganhada como uma coisa bem feita. Se tivermos em conta que dessa fusão podiam surgir uns Gathering Darkness, então o resultado pode ser uma coisa interessante. Pesadões e pautados por um mid-tempo oriundo da bateria, estes espanhóis de Santander trazem-nos um death metal groovado salpicado por alguns detalhes técnicos – nada de muito exagerado mas ainda assim alvo de destaque, até porque é daí que surge alguma melodia inesperada. “The Heat Of A Dying Sun” é um daqueles álbuns death metal que não presenteia nada de novo em pleno Séc. XXI, mas que é fixe ouvir – nem que seja para conhecer uma banda nova.

 

-/-

SoulSkinner_-_Descent_to_Abaddon_12x12cm_(1)Soulskinner “Descent to Abaddon” [Nota: 4.5/10]
Editora: Xtreem Music
Data de lançamento: 22 Maio 2017
Género: death metal

Com membros de Thou Art Lord, os gregos Soulskinner voltam aos álbuns três anos depois. E confesso que estou triste com o que se ouve neste “Descent to Abaddon”. A primeira coisa que despertará os mais atentos é a produção desequilibrada: está tudo lá em cima menos a guitarra ritmo que parece ter sido captada na sala do outro lado da casa e à porta fechada. Talvez indignado até seja uma palavra melhor do que triste; é que este quarto disco soa tão desinspirado que até mete dó. É tudo tão mediano que até parece que foram forçados a fazer isto, e assim não dá. Talvez se safem os segmentos da guitarra lead, mas mesmo essa aparenta um copy-paste de imensas coisas melodeath do antigo que já ouvimos antes. Tentem na próxima…

Topo