Svoid “Storming Voices Of Inner Devotion” [Nota: 8/10] | Ultraje – Metal & Rock Online
Reviews

Svoid “Storming Voices Of Inner Devotion” [Nota: 8/10]

571881Editora: Sun & Moon Records
Data de lançamento: 18 Abril 2016
Género: black metal

O meu amigo Markus é uma das pessoas com quem colaboro para divulgar um pouco do que de melhor se faz por essa Europa fora em termos de underground. O último trabalho que me enviou para análise foi “Storming Voices Of Inner Devotion”, dos húngaros Svoid. Como ultimamente tenho recebido boas novidades desse país decidi logo pegar nisso, mesmo sem nunca ter ouvido nada deles…

A primeira tendência é situar a banda num determinado estilo para que quem lê tenha uma primeira noção do seu som. Bom, neste caso a influência principal é sem dúvida o black metal, mas peca por escassa; é que a música dos Svoid é tão tentacular e diversa que essa simples definição acaba por ser estranguladora da sua criatividade. Esmiuçando um pouco mais, o black metal está lá na sua essência mais simples: desde o som cru das guitarras, as letras e o ambiente da maioria das faixas (sem esquecer um ou outro blast beat da bateria) sente-se a aura negra muito bem acompanhada por uma toada a lembrar um pouco a sonoridade mais gótica da década de 1980. Apercebemos-nos também de uma forte presença progressiva em todo o álbum, o que ajuda a dar um colorido a todas as composições. É esta dicotomia negro/claro, harmonia/caos, construção/desconstrução que cria o som único dos Svoid.

Escutando alguns temas mais antigos conseguimos perceber a evolução da banda em termos de composição. As músicas vão-se moldando entre álbuns sem nunca perderem identidade. “Storming Voices Of Inner Devotion” mostra como se pode pegar num estilo extremo e com a dose certa de criatividade torná-lo rico e belo, sem perder a essência. Este torna-se um disco de escuta obrigatória para todos aqueles que gostam de música atmosférica com corpo e alma.

8/10
Topo