Through The Noise “Fall Of Gaia” [Nota: 7/10] | Ultraje – Metal & Rock Online
Reviews

Through The Noise “Fall Of Gaia” [Nota: 7/10]

Artwork - Fall Of GaiaEditora: Edição de Autor
Data de lançamento: Abril 2015
Género: hardcore / metal

Com novo material à porta e de forma a manter o seu nome presente por essa internet fora, os suecos Through The Noise decidiram resgatar “Fall Of Gaia” do esquecimento e dar-lhe uma nova hipótese. Muitos dos géneros que apresentam “core” na sua denominação acabam por ser uma espécie de território minado para a maioria dos fãs de metal, no entanto não é isso que acontece nem com o hardcore nem com os Through The Noise.

“Fall Of Gaia” não é um trabalho ingénuo. É certo que a criatividade aplicada na construção das músicas não está lá no topo, contudo consegue manter-se dentro dos padrões aceitáveis para um lançamento do género, com rapidez, alguma melodia nos momentos certos e a intensidade que se quer no hardcore. Há momentos em que a banda passa a fronteira do seu estilo de eleição e aventura-se no tal território perigoso e minado que é o deathcore, apostando em alguns breakdowns que diminuem o ritmo (mas não a intensidade) daquilo que nos vinham apresentando, alternando assim com a velocidade com que nos brindam nos primeiros momentos do álbum. Miraculosamente, nada disto afecta o fluxo do disco e podemos começar a ver os primais sinais que nos dão conta da edificação da identidade da banda. Existe algum elemento que diferencie os Through The Noise dos demais praticantes do estilo? Se calhar não. Contudo o que temos aqui não é um arrastão de influências e há, de facto, uma vontade de fazer (ou pelo menos tentar) algo diferente. Em cada um daqueles momentos demasiado previsíveis, surgem outros tantos que nos apanham de surpresa, como é o caso de temas como “The Accursed” ou “Vergilius”, oferecendo assim uma experiência devidamente equilibrada.

Em suma, não adianta dizer que “Fall Of Gaia” não é um álbum perfeito até porque não há álbuns perfeitos nos dias que correm. É frenético, denso e em certos aspectos cruel. Um esforço e um contributo saudável por parte de uma banda que tem algo de positivo a oferecer à cena. Curioso? Recomendo o tema “Icarus”, que pode ser ouvido abaixo.

7/10
Topo