Trauma: “Invisible Reality” com nova vida 24 anos depois – Ultraje – Metal & Rock Online
Features

Trauma: “Invisible Reality” com nova vida 24 anos depois

trauma-invisibleEditora: Loud Out Records
Ano de lançamento: 1992
Género: death metal

A Polónia foi, e continua a ser, a casa de um variado leque de grandes bandas de death metal. Nomes incontornáveis como Vader, Behemoth ou Decapitated tiveram lá a sua origem. As raízes do death estão lá bem fincadas e a lista de bandas de qualidade é enorme. Uma dessas bandas é Trauma. Com uma história que começou em 1988, na altura com o nome de Thanatos, os Trauma são, provavelmente, a banda com a carreira mais longa, e sem interrupções, da Polónia. Sete álbuns de incontestável qualidade marcam uma carreira de fazer inveja a um grande número de bandas que pululam o Universo da música pesada. Enquanto preparam o oitavo trabalho de longa duração, os Trauma decidiram fazer uma homenagem às suas origens, reeditando a demo que deu origem a tudo. Datada de 1992, “Invisible Reality” foi o trabalho que marcou o início de uma prolífica carreira e que revelou o potencial desta pequena banda polaca.

Vinte e quatro anos volvidos, esta demo renasce numa edição em CD, de qualidade, com nova capa, cortesia de Mentalporn, e um booklet cheio de fotos inéditas, informações e letras dos temas. O CD inclui, como bónus, um tema extra e a “Promo 1991”, uma inédita gravação de preparação para a demo.

“Invisible Reality”, apesar dos seus 24 anos de idade, e agora que beneficiou de um tratamento sonoro de beleza, envelheceu bem e, dentro da corrente actual de revivalismo do death metal clássico, de sonoridade cavernosa, encaixa como uma luva. A qualidade da música é inegável, o que se pode facilmente atestar em temas como “The Dawn / No Way Out” ou “Escape Into The Shadows”. Apesar de não ser demonstrativo da sonoridade actual da banda, esta demo já apresenta uma banda que, embora evidencie as influências da época, nomeadamente as que surgiam na Flórida, já começava a desenhar o seu próprio som.

“Invisible Reality”, no fundo, é um documento que atesta um passado importante na evolução desta carismática banda e que apelará não só aos fãs da mesma, mas também a todos os amantes do death metal clássico.

Topo