#ChooseUltraje

Features

Ultraje Vol. I: Fica a conhecer o alinhamento da compilação

Joel Costa

Publicado há

-

upload

Durante este mês de Setembro, será lançado o primeiro volume da compilação Ultraje. São 16 bandas de 8 nacionalidades diferentes, dividido em 74 minutos de pura agressão!

A compilação poderá ser adquirida juntamente com a nossa revista, com a Unkind, com a Mosher e também com a Nordavind Records.

Abaixo poderás confirmar o alinhamento completo:

1. SKYFORGER [LV] “The Black Sails”, do álbum “Senprūsija”.
[pagan, folk black metal] fb.com/skyforgerofficial
2. DESTROYERS OF ALL [PT] “Hate Through Violence”, do novo álbum da banda, ainda por lançar.
[death / groove metal] fb.com/DestroyersofAll
3. HUMAN DESOLATION [SE] “Fear And Loathing”, do álbum “Mind Grind Paradigm”
[melodic death metal] fb.com/humandesolation
4. TERROR EMPIRE [PT] “The Route Of The Damned”, do álbum “The Empire Strikes Black”
[thrash metal] fb.com/terrorempire
5. ZGARD [UA] “Land Of Legends”, do próximo álbum da banda “Totem” (radio edit).
[pagan metal] fb.com/Zgard
6. EMERGING CHAOS [PT] “Rest In Hell”, do EP “The Decay Of Mankind”
[thrash / death metal] fb.com/emergingchaosband
7. ILLNESS [NO / PL] “Dødskyggen”, do EP “Trumna”
[black metal] fb.com/Illnesshorde
8. BOOBY TRAP [PT] “Out To Die”, do álbum “Survival“
[thrash metal / crossover] fb.com/boobytrap.pt
9. ARCHEMORON [GR] “Ancient Callings”, do álbum “Sulphur And Fire“
[black metal] fb.com/archemoron
10. QUINTETO EXPLOSIVO [PT] “Queres Caralho Vai Ao Talho”, do álbum “Hinos Politicamente Incorretos“ [death metal acéfalo] fb.com/QuintetoExplosivo
11. ROTEM [PT] “Necrosis”, do EP “Nightmare Forever“
[prog black / death metal] fb.com/rotemband
12. KARUNIIRU [PT] “A Breeze After Armageddon”, do álbum “Junkie Lollita“
[metal / electro / industrial] fb.com/Karuniiru
13. AEVERON [DE] “Never Led Astray”, do álbum “VVD – Destination Annihilation”
[melodic death metal] facebook
14. KEVEL [GR] “Pavlova”, do álbum “Hz Of The Unheard”
[sludge / post-metal] fb.com/kevelband
15. MELLEVON [CA] “The Quiet Light”, do álbum “Solace”
[melodic death metal] fb.com/mellevon
16. YGODEH [LV] “Morbid”, do álbum “Inside The Womb Of Horizonless Dystopia”
[technical death metal] fb.com/ ygodeh

Features

Sabaton History Channel: terceiro episódio dedicado ao tema “Panzerkampf” e à Batalha de Kursk

Diogo Ferreira

Publicado há

-

No terceiro episódio do Sabaton History Channel, Indy Neidell e Pär Sundström falam da Batalha de Kursk (II Grande Guerra Mundial), o pano de fundo para o tema “Panzerkampf” pertencente ao álbum “The Art Of War” (2008).

Nesta faixa, a banda sueca versa sobre a ofensiva alemã sobre Kursk ocorrida no Verão de 1943. No mesmo episódio, Neidell fala ainda sobre a Batalha de Prokhorovka, considerada uma das maiores de sempre entre tanques de guerra.

Continuar a ler

Features

[Opinião] Conan Osiris e a diferença, ou a necessidade de a defender

Diogo Ferreira

Publicado há

-

(Foto: roya_contemporary)

Não gosto de Conan Osiris. “Ah, mas tu és do metal, claro que não gostas.” Não, eu sou de tudo o que me sabe bem ouvir. Uma das entrevistas que mais gozo me deu em fazer foi com Sette Sujidade de Scúru Fitchádu e ainda há poucas semanas saí de um concerto de Mazgani em Aveiro para apanhar Serrabulho na hora seguinte em Coimbra. Mas deixemos o ‘eu’ e falemos do ‘nós’.

Há muita alínea por onde se começar para falarmos deste ódio – sim, já é ódio – a Conan Osiris; desde o não termos gostado da morte anunciada do rock e do metal por parte de alguns meios de comunicação (o que é mentira, bastando olhar para a agenda e ver a carrada de concertos/festivais que se avizinham de norte a sul do país) à prática comum do metaleiro no que à fúria contra o popular e o mainstream da rádio e da televisão diz respeito.

Não morro de amores por Conan Osiris. Tem um timbre característico e sedutor a tempos, mas não tenho qualquer apreço pela maioria do mash-up sonoro, das letras e da forma como o artista se exprime nas entrevistas que dá. No entanto, gosto da diferença e da tolerância pelo simples facto de eu próprio e todos nós pertencermos a um movimento já por si diferente, anti-sistema (não tanto como antes) e tantas vezes ostracizado pela sociedade em geral porque ouvimos berros, vestimos de preto, temos tatuagens e adoramos Satã.

Não serve este texto para nos pormos uns contra os outros dentro da facção que é o metal e o rock, mas antes para considerarmos que a tolerância é uma ponte, para olharmos para as próprias biqueiras de aço e pensar que também somos diferentes e já sofremos com e por isso. Quando o bullied se torna o bully, toda a luta anterior perde efeito, toda a sagacidade por prosperar dá lugar ao ódio gratuito.

Numa época em que a extrema-direita intolerante cresce a olhos vistos com o método populista como maior ferramenta, em que temos polícias contra desajustados e brancos contra pretos, urbanizações de luxo a contrastar com acampamentos de ciganos e patrões milionários a assediar moralmente os seus trabalhadores, o melhor não é, de facto, dar a outra face, mas o ódio tão barato, proveniente por exemplo das redes sociais, também não é um fim justificável. Põe antes um disco de At The Gates ou vai a um concerto punk numa república e deixa a massificação tomar conta dos Conans Osiris desta vida. Nunca fomos, enquanto adeptos de metal, o ideal da sociedade, nunca teremos uma mão-cheia de bandas a apresentarem-se em horário nobre, nem nunca conseguiremos verticalmente mostrar o nosso ponto-de-vista a quem não tem isto no sangue e na alma. É uma luta que perderemos sempre para fora, mas que ganhamos para dentro quando estamos juntos num bar com 20 pessoas ou num festival com 10000.

Sempre quisemos ser distintos – há até quem gostasse que tudo à volta fosse e sentisse como nós – e a nossa missão, se é que podemos apelidar isto assim, não pode ser baseada na intolerância precisamente porque somos diferentes. Vejamos isto por outro prisma mais panorâmico: desejamos antes destoar, ver o mundo doutra forma sem nos importarmos com as massas mesmo que isso implique viver num nicho e criar uma comunidade que rejubila entre si mesma com uma mera malha de guitarra.

Não gosto de Conan Osiris, mas gosto da diferença e da alternativa. Somos todos freaks e não sabemos. Ou se sabemos, agimos de maneira a que o outro pareça mais freak do que nós para, quem sabe, nos deitarmos um bocadinho menos inquietados com aquilo que realmente somos.

Continuar a ler

Features

[Reportagem] Mastodon + Kvelertak + Mutoid Man: três foi a conta que o Diabo fez (17.02.2019 – Lisboa)

João Correia

Publicado há

-

Mastodon (Foto: Solange Bonifácio)

-/-

Mastodon + Kvelertak + Mutoid Man
17.02.2019 – Lisboa

-/-

Na ronda final da digressão “Emperor of Sand” não seria de esperar outra coisa do que casa cheia para assistir a mais um concerto de Mastodon em Portugal, que, desta vez, trouxeram na bagagem os Mutoid Man e os Kvelertak como bandas de apoio, o que é curioso se pensarmos que ambas têm capacidade para serem cabeças-de-cartaz em concertos em nome próprio, principalmente Kvelertak. Quanto aos Mastodon, noticiámos há cerca de dois anos o início desta digressão noutras paragens, cujo concerto nos deixou visivelmente impressionados e que queríamos ver como decorreria (uma vez mais) em Portugal, muito por causa das recentes declarações de Troy Sanders à Ultraje.

Mutoid Man (Foto: Solange Bonifácio)

O pano subiu ao som dos Mutoid Man, desta feita sem Ben Koller atrás da bateria. Poucos ignorarão que o baterista dos Converge fracturou o cotovelo em Dezembro passado, tendo por isso sido substituído por Chris Maggio, que revelou ser um sticks man muito acima de músico de sessão. Ainda a promoverem “War Moans”, de 2017, os Mutoid Man são um caso sério de competência – banda residente do talk show “Two Minutes To Late Night”. A banda de Brooklyn despeja tudo aquilo que poderíamos esperar de um colectivo desses lados: punk, rock, core, metal e – principalmente – uma atitude rara que nos faz lembrar de colectivos clássicos de NYHC, tudo com doses generosas de progressivo. Stephen Brodsky (vocalista/guitarrista) teima em não ficar quieto e em deixar o público respirar um segundo que seja. Brodsky é possuidor de uma voz rara, potente e agressiva, com uma assinatura natural que não deixa os ouvintes indiferentes, claramente um filho pródigo da cena hardcore nova-iorquina. Não menos irrequieto é Nick Cageao, o baixista de serviço que deveria ter uma marca registada do seu headbanging furioso e pose ameaçadora em palco. À terceira música, Brodsky anuncia que era chegado o momento de uma «canção de amor». «Agarrem a vossa companheira… PELO PESCOÇO!» O som em geral esteve como se quer: uma mistura de lixa de vidro, volume q.b. e nitidez em geral. O trio soube a pouco, assim exigiu o cronograma, mas deixou na Sala Tejo um aroma a gordura, suor, urina e Coney Island que será difícil de remover.

Kvelertak (Foto: Solange Bonifácio)

Logo após, chegou a banda da noite… quero dizer, os noruegueses Kvelertak. Sim, toda a gente se deslocou à Sala Tejo para ver Mastodon, mas os Kvelertak simplesmente ofuscaram o brilho dos norte-americanos nesta noite. É fácil de entender o convite dos Metallica aos noruegueses após ver um concerto destes ao vivo. Durante cerca de 45 minutos, o sexteto deliciou os presentes, dos desconhecedores aos fãs de longa data, devido ao rebuliço constante em palco, bem como fora dele. Se existe actualmente uma banda que é a fiel representante do espírito do rock, é impossível que essa não seja Kvelertak. Após a recente partida de Erlend Hjelvik (vocalista), os escandinavos recorreram aos serviços de Ivar Nikolaisen, um animal que nasceu para reinar num ecossistema muito particular – o palco. E reina, ó se reina! Ao passo que Erlend detinha uma actuação (e até compleição física) musculada e potente, Ivar é o seu antípoda: escanzelado, aparentando ter saído de uma clínica de reabilitação, mas muito, MUITO energético e furioso. Foi a banhos de multidão cinco vezes e, quando não estava a nadar em público, nadava em álcool em cima do palco. Os restantes elementos fizeram-lhe frente de forma magistral, sempre em movimento, sempre a tentar trazer o palco abaixo. A qualidade sonora não foi perfeita, mas também não esteve abaixo de boa. O som de marca da banda ajuda à festa, fazendo lembrar uma mistura entre The Hives e The Hellacopters, com cock rock à moda antiga de Led Zeppelin e com inteligentíssimas pinceladas de black metal e devidos blast-beats. Dizer que os Kvelertak são um oásis no meio de um longo deserto é um eufemismo. A sensação geral depois do concerto foi de um evento especial proporcionado por uma banda que, a continuar assim, conseguirá que os Mastodon abram para ela.

Mastodon (Foto: Solange Bonifácio)

Pouco depois das 22h20, os Mastodon subiram ao palco perante uma sala repleta de fãs e de pares. Clássico atrás de clássico, sem medo de esgotarem todos os seus trunfos. Com uma prestação logicamente baseada em “Emperor Of Sand”, o público soube corresponder aos acordes iniciais de temas como “Precious Stones”, todos recebidos com a devida efusividade e algum crowd surfing e slam. A banda conseguiu atingir um ponto épico em “Emperor Of Sand”, um disco que imprime à banda todos os ingredientes necessários para o sucesso: raiva, drama e criatividade desmedida. Assim, a celebração do último concerto de uma digressão de dois anos teria de ser especial e foi-o à sua maneira. Pelo meio, houve tempo para passar revista a discos como “Once More ‘Round The Sun”, “Crack The Skye” e “The Hunter”, conseguindo agradar às diversas gerações de fãs que ouviram o chamado do mastodonte. Uma vez mais, o som não foi cristalino, mas, ainda assim, foi nítido e desembaraçado. Para o final, a esperada “Blood and Thunder” recebeu de volta um pavilhão lotado a entoar talvez o refrão mais emblemático do álbum mais emblemático dos Mastodon, “Leaviathan”. Findo o concerto, a banda disse «vemo-nos no próximo ano já com o disco novo» e, mesmo a finalizar, Bran Dailor (baterista) aproveitou para agradecer ao público e bandas de apoio, bem como ao staff envolvido na digressão mundial, explicando o significado de Kvelertak em inglês e do porquê de os Mutoid Man serem «não um homem, não um mutante, mas algo esquisito entre ambos», misturando brevemente agradecimentos com stand up comedy. Concerto muito acima da média mas um pouco abaixo da experiência de ver Mastodon num estádio, convenceu os presentes à velha maneira de César: Veni, Vidi, Vici. Perdeu quem não foi.

-/-

Texto: João Correia
Fotos: Solange Bonifácio

Continuar a ler

Facebook

#UltrajeRadar

Ultraje #20