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Voices “Frightened” [Nota: 8.5/10]

João Correia

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cover_1522055520973353Editora: Candlelight Records
Data de lançamento: 27 Abril 2018
Género: metal progressivo

Há coisas que nos acertam em cheio, vindas de nenhures, todas ao mesmo tempo e que nos levam a crer que o universo teve a infeliz ideia de unir esforços contra nós. Geralmente, a Lei de Murphy não só não falha, como faz questão de nos dizer que, quando menos esperarmos, ela está à nossa espera numa esquina, pronta a atacar-nos. Felizmente (e ainda que raramente), nem tudo são más notícias, mas quando algo de feliz nos acontece parecemos estranhar, pensamos na bonança ANTES da tempestade e ficamos desconfiados. Em 2017, os Akercocke regressaram à actividade com um disco requintado e, em 2018, os Voices, side project de vários membros actuais e passados dos Akercocke, aplicaram uma massagem cardíaca a um hiato de quatro anos passados sobre “London”, um álbum negro e suicida que muito nos fez esperar por um novo trabalho. “Frightened” é a referida tempestade depois da bonança, algo que não sabemos com o que contar, mas que quando lhe lançamos o garfo e a faca ficamos felizes por o termos feito.

Bastante menos agressivo do que “London”, “Frightened” é um trabalho maduro que conjuga o rock mais complexo de Opeth (presentes em “Unknown” e “Funeral Day”), o black metal esporádico dos experimentais DHG (ouça-se “Dead Feelings”) e uma sensação agradável de Akercocke, mas sem o black metal e o death metal que os norteiam e, por conseguinte, sem as vozes possuídas de Mendonça. Os Voices são o eco de gritos do passado emitidos pelas gargantas de bandas como Joy Division, The Cure, Bauhaus e Virgin Prunes, e que se por um lado parecem uma continuação lógica das partes menos agressivas de Akercocke, por outro ganham vida e autonomia próprias pela ausência de receio em criar um trabalho em quase nada relacionado com o metal extremo, mesmo que com temas como “Home Movies” de onde emergem growls de death metal.

A cozinha dos Voices – composta por Gray, Loines, Abela e Benjamin – é tudo o que se pode esperar de uma banda da linha-da-frente, conseguindo criar temas que se ouvem sem enfado e que crescem como se alimentados a pão-de-ló. Sente-se maturidade, criatividade e uma vontade inequívoca da parte destes londrinos em distanciarem-se de clichés e modas, mesmo que este álbum nos faça lembrar o último de Akercocke em determinados momentos. Depois, o uso intensivo de sintetizadores inteligentes e da magnífica voz de Benjamin aliados a um clima geral de vanguardismo e ao lacrimejante tema final “Footsteps” fazem de “Frightened” um disco que passará completamente despercebido pelo público do presente e que certamente será louvado (e muito provavelmente copiado) daqui a poucas décadas por se tratar de um dos registos mais underrated do passado recente. Assim são os Voices – uma banda que nasceu cedo de mais e que, por isso mesmo, talvez desapareça ainda mais cedo.

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1914 “The Blind Leading The Blind”

Diogo Ferreira

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Editora: Archaic Sound
Data de lançamento: 11 Novembro 2018
Género: death/doom metal

Formados precisamente no ano em que se assinalou o centenário do início da Primeira Guerra Mundial, esta banda ucraniana versa precisamente sobre isso através de um death/doom metal melódico com apetrechos bélicos à mistura, como conversas entre soldados ou sons de material de guerra. Curiosamente, o novo trabalho que aqui analisamos foi lançado no dia em que se assinala também um outro centenário, o do término da contenda.

Sendo um dos conflitos mais desastrosos e horríveis de toda a História Mundial, a Guerra de 1914-1918 fica invariavelmente em segundo plano quando se fala do remake (no pun intended) ocorrido entre 1939-1945 por vários motivos, destacando-se, por exemplo, a falta de documentos visuais ou de grandes operações de bravura. No entanto, não deixamos de frisar que foi um dos momentos mais negros de sempre em que milhares e milhares de jovens pereceram não só em combate por uns metros de terra mas também nas execráveis trincheiras de onde não se saía durante Invernos a fio. Com este empreendimento musical, os 1914 não tomam partidos nem se querem apresentar como instigadores de guerra, são apenas amantes da História e querem contar o que naqueles quatro anos aconteceu desde Gallipoli à Itália, de Ypres à Rússia, passando pela Áustria e Hungria.

Neste segundo longa-duração, o quinteto de Lviv proporciona aos ouvintes uma produção plena e atmosférica que equilibra bastante bem todos os elementos que necessitam forçosamente de se ouvir como um todo. Voz, guitarras, baixo e bateria ouvem-se em uníssono como um tanque a avançar perante artilharia pesada e todos os músicos são os seus fiéis operadores. Como dito anteriormente, é de death/doom metal que se trata este “The Blind Leading The Blind”, por isso as longas faixas vão oscilar entre arrastados segmentos (não muitos, diga-se) e portentos lances de death metal corrido que acabam por seguir brevemente por abordagens ao black metal. Os temas, que são melódicos q.b., não incorrem por melosas melancolias mas também não soam a glória desenfreada; há, sim, um pesado sentido de angústia, martírio, solidão e responsabilidade que, surpreendentemente para alguns, não se esbarra em composições dissonantes.

“The Blind Leading The Blind” é, em última análise, uma homenagem a todos os que marcharam sem nada ver à frente, mas que tinham a certeza quase absoluta de que era a Morte quem os esperava a cada passo que davam. A guerra é onde a morte é absurda e a vida ainda mais…

Nota Final

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The Smashing Pumpkins “Shiny And Oh So Bright, Vol. 1 / LP: No Past. No Future. No Sun.”

Diogo Ferreira

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Editora: Napalm Records / Martha’s Music
Data de lançamento: 16 Novembro 2018
Género: rock alternativo

Amado e odiado em escalas semelhantes, Billy Corgan é, sem sombra de dúvidas, uma das figuras mais relevantes do rock alternativo, especialmente durante a década de 1990, não só pela música que criou mas também pela forma directa com que diz o que pensa e pelas polémicas mais pessoais em que esteve envolvido com, por exemplo, Courtney Love . Longe vão os constantes discos de platina, mas os The Smashing Pumpkins nunca deixaram de rodar aqui e ali à custa dos singles de sucesso que foram lançando ao longo da sua carreira. Estiveram na berra durante cerca de 12 anos e em 2000 foi cada um à sua vida. Billy Corgan e Jimmy Chamberlin prosseguiram a sua carreira com os pontuais Zwan e James Iha tem vindo a dar o seu contributo nos A Perfect Circle.

Corgan viria a reunir a banda algures em 2005-2006, mas só agora conseguiu ter ao seu lado Chamberlin, Iha e Jeff Schroeder (no grupo desde 2007). Com estes recursos humanos, que fazem os fãs rejubilar de entusiasmo, os The Smashing Pumpkins reaparecem com o longo título “Shiny And Oh So Bright, Vol. 1 / LP: No Past. No Future. No Sun.”

A abertura com “Knights of Malta” é uma agradável mistura de pop sedutora entre uns Soulsavers (que têm incluído Dave Gahan, dos Depeche Mode, nas suas fileiras) e Editors para, seguidamente, ouvirmos uma típica canção de The Smashing Pumpkins chamada “Silvery Sometimes (Ghosts)”. Nela recebemos um ritmo bem corrido e melódico, uma espécie de remake de outros feitos antigos mas que funcionou muito bem como single porque representa bem a reconhecida sonoridade da banda de Chicago. A quarta “Solara” será, porventura, a única directa recuperação do som grunge dos anos 90 que tanto significa para a banda e para o próprio género. A abordagem pop que já estava vincada, mas bem executada, na faixa inaugural volta a dar ar de si na quinta “Alienation” com o problema de nos fazer lembrar Coldplay… E faz doer o coração com toda a aflição de um enfarte do miocárdio. Ninguém é perfeito. Já em “Machin’ On”, os efeitos da guitarra bebem fortemente daquilo que Nigel Pulsford fez nos 10 anos que esteve nos Bush.

Não podemos dizer que este seja um regresso realmente bombástico, a não ser se tivermos em conta a formação actual da banda. Sem músicas insossas mas que também não arregalam os ouvidos ao máximo, este álbum poderá ser visto como um exemplo de falta de inspiração muito à custa de ouvirmos detalhes que já foram explorados vezes sem conta pela própria banda, mas, e por outro lado, desfrutemos de um Billy Corgan vocalmente em forma, dos arranjos orquestrais que acompanham grande parte das faixas e da prova que esta importante banda está viva e para as curvas. Esperemos que se mantenham por cá e que nos voltem a surpreender um dia destes, mesmo com 30 anos de carreira.

Nota Final

 

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Ancst “Abolitionist”

Diogo Ferreira

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Editora: Lifeforce Records / Yenohala Tapes
Data de lançamento: 16 Novembro 2018
Género: black metal / hardcore / crust

Mesmo a tempo de partirem para uma digressão norte-americana em Novembro com os Dawn Ray’d, os proeminentes alemães Ancst voltam à carga com o EP “Abolitionist”. Por esta altura do campeonato, e tendo em conta que a banda de Berlim existe desde 2011, os mais atentos adeptos de sonoridades extremas já devem estar a par do que esta banda é capaz.

Produtivos e eficazes no que fazem, esta proposta, que estará disponível em CD e vinil, não traz nada de novo ao som da banda, mas continua com a fasquia elevada naquela que é uma mistura sedutora e cativante de black metal moderno e hardcore/crust metalizado.

Motivados pelo sucesso underground que têm obtido, os Ancst mostram-se neste EP um pouco mais crus a nível de produção, mas em nada isso lhes retrai as capacidades criativas que têm para oferecer músicas ultravelozes repletas de riffs orelhudos e vocais raivosos que, como tem sido desde sempre, se debruçam nos problemas sociopolíticos mundiais.

“Abolitionist” acaba por ser uma combinação entre o passado não muito longínquo da banda e o presente que lhes proporcionou um enorme salto na carreira com o álbum “Ghosts of the Timeless Void” (Março, 2018). A máquina é jovem e não pode parar. Os Ancst sabem disso e estão a puxar por si próprios – os fãs agradecem.

Nota Final

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