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Reviews avulso: Xoth | The Freeks | Old Chapel

Diogo Ferreira

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xoth_-_invasion_of_the_tentacube_front_coverXoth “Invasion Of The Tentacube” [Nota: 7/10]
Editora: independente
Data de lançamento: 10 Novembro 2016
Género: death metal melódico/técnico

Formados por ex-membros de bandas como Warbringer, Phalgeron ou Lecherous Nocturne, os Xoth lançam um primeiro álbum que anda à volta de ficção científica em que aliens e mitologia dançam entre si – a capa não engana. Num casamento entre alguns momentos de thrash e muitos de death metal técnico e melódico, “Invasion Of The Tentacube” é indicado para fãs de Obscura e/ou Vektor. As guitarras técnicas e melódicas são a batuta deste disco e digladiam-se constantemente numa luta de twin-guitars que vai fazer as delícias dos ouvintes, e ainda há um baixo metalizado que surge muitas vezes como se de uma mola se tratasse à custa da habilidade bass-splapping. A voz rasgada que gargareja poderá ser o elemento menos interessante por falta de diversidade. Uma coisa é certa: headbanging não faltará.

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hps044_thefreeks-shattered_72dpiThe Freeks “Shattered” [Nota: 7.5/10]
Editora: Heavy Psych Sounds
Data de lançamento: 11 Novembro 2016
Género: rock’n’roll

The Freeks é aquela banda que nos leva imediatamente ao rock dos anos 50-60 e às suas matinés onde se encontravam meninos e meninas de bem cá fora para lá dentro levantarem saias, fumar cigarros (entre outras coisas) e ter uma ou outra aventura no WC. Com o claro intuito de revisitar essa época, mas sem pôr de lado a contemporaneidade do rock menos massificado, este “Shattered” tem pianadas frenéticas, guitarradas energéticas, um ou outro lance psicadélico e pontualíssimas passagens a fazer lembrar Alice Cooper. Veste o teu fato de domingo, engraxa os sapatos, não te esqueças dos cigarros e vai até à matiné. Se fores menina, põe o vestido às bolinhas, limpa o sapato alto e não te esqueças dos óculos em bico. Está tudo à vossa espera.

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old-chapel_coverartOld Chapel “Visions From Beyond” [Nota: 7/10]
Editora: Chaos Records
Data de lançamento: 7 Novembro 2016
Género: death metal

Sejam bem-vindos a esta capela velha onde não se reza ao senhor deus, mas onde acontecem bruxarias e rituais macabros. Ao longo de nove faixas, os russos Old Chapel propagam um death metal da velha-guarda com uma produção actual. Maioritariamente com andamento a meio-tempo, em “Visions From Beyond” não falta a bateria tupá-tupá, nem os riffs tensos e cortados, nem muito menos o gutural medonho. Contudo, ainda há tempo – e ainda bem – para algumas secções melódicas que diversificam um disco que às primeiras audições não parece ser muito original. Dentro do plano que quer exercitar, o trio da localidade de Ivanovo acaba por oferecer um álbum consistente, mas que não encherá as plenas medidas aos mais exigentes.

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Eneferens “The Bleakness of Our Constant”

Diogo Ferreira

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Editora: Bindrune Recordings / Nordvis
Data de lançamento: 26 Outubro 2018
Género: post black metal

Imagina um espírito solitário que decidiu viajar pelo globo à procura de respostas para os mistérios do mundo natural e da condição humana. Endurecido por essa batalha e espiritualmente enriquecido, o eremita regressa com muitas questões respondidas. Algumas ainda não estão claras no seu cérebro e outras não estão aptas a serem transmitidas por palavras, mas, irredutível, o viajante decide espalhar a sua mensagem através de música, já que as respostas são demasiado etéreas para meras palavras.

E é assim, muito à volta deste conceito, que Eneferens chega a um terceiro álbum impossível de rotular numa só expressão. Neste “The Bleakness of Our Constant” há toda uma paleta de cores sonoras que se baseia nas regras desreguladas da cena post e que lança até nós várias alusões de várias influências. Evidentemente triste e/ou melancólico, Jori Apedaile criou um álbum que espelha a beleza da natureza e da auto-reflexão da experiência humana numa química delicada, por vezes áspera, e astuta que entrelaça luta e triunfo. “The Bleakness of Our Constant” é um lugar – se assim acharmos correcto utilizar tal palavra – onde crueldade e aconchego representam uma dicotomia cada vez mais próxima, um lugar que uma vez visitado será revisitado vezes sem conta.

Ao longo de sete faixas dinâmicas e bem conseguidas, há espaço para black metal contemporâneo, segmentos calmos que exalam um pouquinho de prog à Opeth mas que depressa nos fazem lembrar uns Alcest, e até funeral doom metal em pontuais partes mais arrastadas e densas. De facto, Jori Apedaile tem razão: não é com simples palavras que vamos conseguir desmitificar “The Bleakness of Our Constant” – é preciso ouvi-lo.

Nota Final

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Sargeist “Unbound”

Diogo Ferreira

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Editora: WTC Productions
Data de lançamento: 11 Outubro 2018
Género: black metal

Contextualizar a existência dos Sargeist é sempre uma filmaria, não pela complexidade sonora ou pela extensa discografia, mas antes pela panóplia de outros projectos em que os membros estão envolvidos. Logo à cabeça, o mentor Shatraug origina ou participa em dezenas de bandas, podendo mencionar-se apenas algumas como Horna, Mortualia, Nightbringer (ao vivo) ou Behexen (de 2009 a 2015). Por seu turno, a formação da banda também não é nada estável, chegando a 2018 sem os condecorados Horns (bateria, 2002-2016) e Torog (voz, 2002-2016). O que também é surpreendente é não ter havido aquele borburinho prévio de que aí vinha um novo trabalho dos finlandeses – basicamente, a editora disse “amanhã sai um novo álbum de Sargeist”, e aí está ele.

Ao nível da produção podemos colocá-lo num meio-termo entre o polido “Let the Devil In” (2010) e o mais cru “Feeding the Crawling Shadows” (2014); o resto é o que já se conhece de Sargeist e particularmente de Shatraug. Este novo “Unbound” apresenta-se todo ele robusto, extremamente bem executado e cativante a toda a largura. Entre o black metal veloz e obscuro é mais do que óbvio – pelo menos para quem está familiarizado – que Sargeist é também sinónimo de melodia incondicional e tantas vezes melancólica proveniente das guitarras, algo que se mistura facilmente com a bateria incessante e um vociferar demoníaco que tanto oferece raiva electrizante como agonia insuportável.

Ao fim de 20 anos, e esteja quem estiver nesta banda, Shatraug não perdeu o rumo daquilo que quer para Sargeist; por isso, não é de estranhar que “Unbound” seja mais um disco a ter muito em conta e que deve fazer parte da colecção dos amantes de black metal.

Nota Final

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Skálmöld “Sorgir”

Diogo Ferreira

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Editora: Napalm Records
Data de lançamento: 12 Outubro 2018
Género: viking/folk metal

Cinco álbuns em nove anos de carreira é uma média muito boa; mais: ter cinco álbuns consistentes em discutível tenra idade é ainda um feito maior. Sob a chancela da Napalm Records, os islandeses Skálmöld – que já não são desconhecidos do público português, até porque voltam ao nosso país no próximo mês de Dezembro – voltam a fazer das suas.

Logo na inaugural “Ljósið” percebe-se o tipo de distorção utilizada neste álbum – uma que é granítica e ruidosa sem se perder a percepção sonora do que se quer transmitir. Por aqui há riffs pesados e com groove, juntando-se-lhe um refrão épico que dá o ponto de partida para um disco intenso. “Sverðið” mostra os primeiros leads mais dançantes relacionados ao folk metal, sem nunca nos desligarmos do tino do headbanging, e “Brúnin” é um ataque surpresa com malhas de entrada afectas ao power metal mais thrashy, oferecendo uma mescla de agressividade e diversão. O solo esgalhado e veloz incluído neste tema só prova a intenção mencionada atrás, e o mesmo pode-se aplicar a “Gangári” que não deixará descansar os pescoços.

“Barnið” representa um estilo mais cerimonial, que é expectável neste tipo de bandas, com especial foco na forma como Björgvin Sigurðsson coloca a voz, e a última “Mara” coabita entre a sonoridade própria da banda e uma alusão a riffs de hardrock dos 80s, só que bem mais céleres e ruidosos do que é comum.

“Sorgir” é, portanto, um longa-duração bem-conseguido que espelha a maturidade deste sexteto insular e que assume aquilo que já se compreendeu ao longo da discografia: álbum sólido atrás de álbum sólido.

Nota Final

 

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