Título: Metal: A Headbanger’s Journey
Ano: 2005
Realizador: Sam Dunn, Scot McFadyen e Jessica Joy Wise
com Tom Araya, Bruce Dickinson, Ronnie James Dio, Lemmy Killmister…
Género: Documentário
“Metal: A Headbanger’s Journey” é um estudo realizado pelo antropólogo Sam Dunn.
Com 30 anos, metalhead desde tenra idade e antropólogo de profissão, Sam é o homem indicado para esta tarefa complexa de explorar a diversidade cultural e humana que existe dentro do metal.
Originário de Victoria, Canadá, Sam faz-se à estrada como um verdadeiro fã, chegando mesmo a ir à “Meca” do metal, o Wacken.
Concebido de forma a prender-nos ao ecrã e, quem sabe, transformar um não-metaleiro num crente fervoroso através da sua espectacular banda sonora, o documentário faz as delícias dos fãs mais diehard por ser extremamente dinâmico.
Com várias entrevista a artistas como Rob Zombie, Alice Cooper, Ronnie James Dio, Bruce Dickinson, bem como sociólogos e estudiosos da cena musical que sugerem que atrás de cada riff existe muito mais inteligência do que se crê.
Sam chega mesmo a investigar a origem do famoso “parental advisory”, contando para isso com uma entrevista detalhada com a estrela da era glam, Dee Snider, que chegou mesmo a responder no congresso americano para defender a causa musical.
Caminhando entre estrelas do meio, Sam consegue dissecar vários subgéneros do metal, viajando para a Noruega e a investigar os casos das igrejas queimadas nos anos 90, com o intuito de perceber a fixação da cena musical na religião e a sua ligação com o black metal.
Sam faz de nós os seus companheiros de viagem, no entanto o documentário não procura ser definitivo. Faz justiça aos fãs que defendem a sua música com unhas e dentes, havendo quem afirme ter enriquecido a sua vida ou até mesmo quem tenha encontrado a salvação.
Um must see!
[review]