
Foi na passada terça-feira que Edgar Keats – sound designer, produtor e fotógrafo – publicou o seu livro de fotografia “Keats Way”, celebrando 13 anos de uma carreira sólida a fotografar o melhor das pessoas. Keats é conhecido pelo seu trabalho com celebridades, bandas e músicos portugueses como Moonspell, Mundo Cão ou Miguel Ângelo. Tudo começou quando se apercebeu que “tinha uma namorada gira” e começou a fotografá-la. Hoje, a sua mulher (e eterna musa) representa um capítulo significativo na sua vida pessoal e fotográfica e isso é também celebrado no livro.
A obra foi apresentada por Fernando Ribeiro (Moonspell) que já havia trabalhado com Keats em 2008 para o álbum “Night Eternal” e, mais recentemente, em “Extinct”. A magia e a luz na obra fotográfica foram sem dúvida as características mais acentuadas por Fernando Ribeiro. Para o cantor é sempre possível identificar uma foto de Keats já que ele consegue, mesmo nos momentos e contextos mais obscuros, captar uma luz diferente e dar uma aura especial à imagem.

O evento decorreu no Hotel Florida, no centro de Lisboa e contou com a presença de familiares e amigos de Keats, bem como de nomes sonantes do panorama artístico nacional como Pedro Laginha (Mundo Cão), Ricardo Amorim (Moonspell), Miguel Ângelo, Sónia Tavares (The Gift) e muitos outros. A abertura do evento ficou a cargo de Valter Freitas e Diogo Penha (Opus Diabolicum) com o seu projeto Cello/Fusing. A plateia silenciou-se para ouvir versões de Nirvana, Metallica e Muse e, no final, rendeu-se a estes músicos nacionais.
Keats descreveu-se sempre como um homem de ação e não de palavras e enfatizou a importância dos valores na sua vida e no seu percurso profissional. O Amor será sempre o valor mais elevado pelo qual se guia e foi o Amor celebrado neste evento e neste livro dedicado às pessoas que o rodeiam.
“Keats Way” pode ser adquirido através da jovem Chiado Editora. Pode ainda ser encomendado por email (book@edgarkeats.com). Este trabalho marca os 13 anos do caminho de Keats levando-nos numa viagem através de bosques sombrios, luz etérea, olhares penetrantes e sorrisos sinceros. São 13 anos a celebrar a beleza em cada um de nós, revelando a essência por detrás da máscara.
Fotografia por Hélio Silver