#ChooseUltraje

Features

[Exclusivo] Hoofmark: chegada à Ultraje (editora) e como criar um monstro de Frankenstein musical

Diogo Ferreira

Publicado há

-

10

Originalmente lançado em Novembro de 2016 por via digital e cassete, “Stoic Winds” é o primeiro álbum do projecto português Hoofmark e será editado pela Ultraje em formato CD no dia 8 de Dezembro de 2017.

De Lisboa, Nuno Ramos não conhece limites nem rótulos, e é também por isso, pelo seu risco conceptual, que Hoofmark merece uma versão física renovada que figure nas estantes dos coleccionadores.

Se temas como “Amongst a Sea of Darkness”, “Stoic Winds” e “From the Foot of God’s Throne” são influenciados pelas eras arcaicas do black metal, com Bathory, Mayhem e Burzum à cabeça, a faixa “Dust Trails” elabora uma mudança de sonoridade que aborda os géneros country, blues e americana com dissonâncias e crueza a toda a largura, mostrando que o artista não vai com modas mas, sim, com alma. E se, a seguir, com “Dust Trails Blazing” formos arrebatados por uma incursão doom, então isso não será um choque.

Em entrevista concedida à Ultraje – que será revelada integralmente no futuro -, o lisboeta diz que mais importante do que chegar a uma editora é concretizar a sua música, mas admite que «também é verdade que ser prático é uma qualidade importante e chegar a uma editora permite um aconchego impagável do ponto de vista da promoção em vista à sustentabilidade do projecto. Nesse sentido, a Ultraje foi uma bênção. Ainda por cima, uma bênção habilidosa e com o coração no sítio certo».

Numa toada mais descontraída e de brincadeira pedimos ao mentor de Hoofmark que juntasse uma série de artistas díspares entre si de modo a criarem uma música que funcionaria na sua cabeça. Depois de consentir que é um processo divertido, Nuno Ramos puxa da imaginação: «Cena mesmo monstro de Frankenstein então: Bettina Paschen na voz, Tom G. a fazer vocal de apoio e numa das guitarras a lixar toda a gente com dissonâncias, Philty Animal Taylor na bateria, Gary Thain no baixo e Lightnin’ Hopkins a solar numa acústica velhota. Letras do Townes Van Zandt, que também podia tocar um bocadinho de violino (sem azeites sinfónicos, claro!). Eu batia palmas e mordia um palito. Antes, durante e depois.»

“Stoic Winds” encontra-se em pré-encomenda AQUI.

Features

Nuno Bettencourt, Tom Morello e Scott Ian tocam tema de Game Of Thrones

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Consagrada como uma das séries mais populares de sempre, Game Of Thrones, que terminou na última madrugada, teve a capacidade de exultar nos seus fiéis seguidores todas as emoções desde o seu início com o genérico criado por Ramin Djawadi.

No clip abaixo, Djawadi é acompanhado por Dan Weiss (criador da série), Tom Morello (Rage Against The Machine), Scott Ian (Anthrax), Nuno Bettencourt (Extreme) e Brad Paisley numa jam session com as novas guitarras Fender em que tocam precisamente o tema principal de Game Of Thrones com muito free-style solista pelo meio.

Continuar a ler

Features

Sabaton History Channel, ep. 15: o Barão Vermelho

Diogo Ferreira

Publicado há

-

No novo episódio do Sabaton History Channel, Joakim Brodén e Indy Neidell escolhem falar do tema “The Red Baron” que pertence ao próximo álbum “The Great War”, a ser lançado a 19 de Julho pela Nuclear Blast.

O Barão Vermelho é um do ícones heróicos da I Guerra Mundial que, simultaneamente, engloba a mecanização e a romantização da guerra moderna com as suas habilidades e heroísmo. Manfred von Richthofen é o nome verdadeiro do piloto que é, então, recordado em mais um episódio do Sabaton History Channel.

Mais episódios AQUI.

Continuar a ler

Features

Jinjer ao vivo no Resurrection 2018 (c/ vídeo)

Diogo Ferreira

Publicado há

-

Foto: Veronika Gusieva

Abaixo podes assistir à prestação dos Jinjer no Resurrection de 2018. Recentemente disponibilizado pelo próprio festival, este vídeo servirá para aguçar a vontade que os fãs desta banda têm para os ver no Vagos Metal Fest deste ano. Nos quase 40 minutos de concerto, os Jinjer executaram temas como “Words Of Wisdom”, “I Speak Astronomy”, “Pisces” ou “Captain Clock”.

O EP “Micro”, lançado em Janeiro de 2019 pela Napalm Records, é o registo mais recente dos ucranianos que, como referido, actuarão no Vagos Metal Fest, evento que se realiza entre 8 e 11 de Agosto. Stratovarius, Six Feet Under, Satyricon, Candlemass, Death Angel, Watain e Alestorm são alguns dos nomes do cartaz.

Continuar a ler

Facebook

#UltrajeRadar

Ultraje #21