
Ainda a fervilharem com “Pure” (2016), os inconformados In The Woods… regressam aos discos com “Cease the Day”. Composto por oito novas faixa, o quinto longa-duração dos noruegueses foi, como assegura a promoção, «composto durante um período tumultuoso, já que a banda estava prestes a implodir novamente».
Na óptica da Ultraje, com “Cease the Day”, a banda norueguesa aperfeiçoa a sua sonoridade através de melodias estrondosas que nos enriquecem os sentidos e que nos remetem ao doom melancólico, mas também se vai por incursões mais agressivas que nos mandam de volta à década de 1990, sem esquecer os teclados à anos 70 que proporcionam uma ambiência prog, ainda que sóbria. Este disco é uma viagem sonora com um fluxo fácil de assimilar e que certamente satisfará tanto antigos como novos fãs.
Em declarações à Ultraje, Anders Kobro (bateria) e James Fogarty (voz/guitarras) dizem que “Cease the Day” «é provavelmente mais doom do que qualquer álbum anterior, mas também é o mais extremo / black metal desde o álbum de estreia [“Heart Of The Ages”, 1995]». «Adoramos tocar essas coisas ao vivo, e isso causa uma melhor reacção do que as cenas suaves. Algumas músicas são feitas para ouvir com auscultadores, mas “Cease the Day” é feito para a experiência ao vivo.»
“Cease the Day”, que será lançado a 23 de Novembro pela Debemur Morti Productions, é lírica e musicalmente um reflexo autobiográfico dos últimos caóticos dois anos. Ouve o álbum na íntegra imediatamente abaixo.