
O Mangualde HardmetalFest que vai já na sua 22ª edição – tornando-o no festival mais antigo de Portugal a nível de sonoridades mais extremas – teve este ano a sua primeira Summer Edition. Agendado para o dia 25 de Junho, o cartaz contou com um leque bem diferente a nível de bandas nacionais e terminou a noite com os brasileiros Ratos de Porão.
O intenso calor que se fez sentir não fez demover o público de apoiar as bandas nacionais que por lá passaram, nomeadamente os Rotten Rights, Terror Empire, Anti Void e Booby Trap. Foi com a actuação dos portuenses Dementia 13 que surgiu a divisão no público, onde uma parte optou por ver o jogo da selecção nacional no europeu de França. A primeira actuação internacional surge com os britânicos Tysondog, mostrando grande empatia junto do público e não parando de agradecer o apoio dado. Tendo as suas origens na zona de Lisboa, os Simbiose mostraram o seu crust interventivo fazendo questão de realçar os problemas sociais focados pelas letras das suas músicas.
Os Ratos de Porão são uma banda que dispensa apresentações contando já com mais de 35 anos de carreira. Partindo do álbum “Anarkophobia”, já com 25 anos e tocado na íntegra, pode dizer-se que o resultado foi demolidor para os presentes. João Gordo, com a sua figura inconfundível, mostrou que a banda se encontra em grande forma e capaz de permanecer muitos mais anos na estrada. Para terminar a noite a festa fez-se com os Serrabulho já nas suas conhecidas raves. De realçar e louvar a persistência em realizar este tipo de eventos fora das grandes cidades.
Fotografia Vânia Matos