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Obliteration “Cenotaph Obscure”

Rui Vieira

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Editora: Indie Recordings
Data de lançamento: 23 Novembro 2018
Género: thrash/death metal

“Cenotaph Obscure” é a quarta investida em formato longo-ataque destes noruegueses oriundos de Kolbotn, local onde se formaram os míticos Darkthrone em 1986 (ainda como Black Death). O quarteto é relativamente ‘recente’ (2004) mas sobressai pela sua produção regular até este último álbum. A Noruega é mais conhecida pelo bacalhau e pelo black metal mas alguns nomes ligados ao death metal – Zyklon, Blood Red Throne, Myrkskog ou Cadaver – têm trilhado o seu ‘árduo’ caminho nos últimos anos e a esses juntam-se os Obliteration na sua batalha pelo reconhecimento, pois há mais vida para além do black metal na Noruega. Digamos que a receita é pouco ortodoxa: death clássico + pitada de black + doom q.b. e voilá! Um som que tem tanto de (semi) original como de difícil digestão. Quarenta minutos desta receita não é para qualquer um, pois não é death metal in your face, aquilo que o comum fã procura nesta sonoridade. As suas divagações por outros géneros musicais poderão dispersar a atenção e, de facto, é isso que acontece. Para além desse factor menos positivo e, pese embora as várias influências referidas, acresce falta de variedade ao longo destas sete faixas. Não transparece ao início com o tema-título mas com o avançar do álbum já não nos lembramos das faixas anteriores e esse é o indicador-mor se estamos perante algo memorável ou apenas passageiro. Gravado nos estúdios Cobra (Estocolmo) com Martin “Konie” Ehrencrona, a produção está óptima e orgânica, ouvindo-se todos os instrumentos na perfeição, e mesmo a bateria, ainda que meio necro, está em bom plano e adequada à sonoridade final. Mas mesmo todas as qualidades técnicas e resultado final não são suficientes para retirar este álbum da mediania.

Nota Final

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Belzebubs “Pantheon of the Nightside Gods”

Diogo Ferreira

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Editora: Century Media Records
Data de lançamento: 26.04.2019
Género: black/death metal melódico

O que começou por ser uma BD da autoria do finlandês J.P. Ahonen transformou-se numa banda a sério quando, em Junho de 2018, surge o vídeo para “Blackened Call”, que hoje tem mais de 1.3 milhões de visualizações no YouTube. A divisão foi notória: se de um lado tínhamos os metaleiros com sentido de humor alargado (o som pode ser sério e extremamente bem executado, mas o visual é hilariante), do outro acantonavam-se os puristas com comentários do tipo ‘já não bastava termos Dethklok e Ghost…’.

“Blackened Call” esteve em constante rotação durante vários meses até que a Century Media Records anunciou o primeiro álbum “Pantheon of the Nightside Gods”. Ao longo de quase 55 minutos, as personagens Hubbath, Obesyx, Sløth e Samaël ganham forma e força sonora ao executarem temas embebidos numa melodia ultra-cativante baseada em black e death metal nas suas vertentes melódicas. Os leads e os solos são do mais épico que se pode esperar (“Blackened Call” e “Acheron”) se imaginarmos que Amon Amarth tiveram um encontro romântico com Dimmu Borgir, as ambiências (umas vezes sóbrias e quase despercebidas, outras vezes bem assentes, como em “Cathedrals of Mourning”) fazem-nos relembrar o gelo de Amorphis agora e o ocultismo sórdido de Cradle Of Filth depois (“Nam Gloria Lucifer”), e o sentido semiacústico de sonoridades como Opeth também foi não esquecido (“The Crowned Daughters”).

Pode parecer tudo perfeito, mas o que é certo é que a segunda metade do álbum perde-se um pouco em temas longos que fazem sentir a falta da patada veloz e melódica da primeira parte deste longa-duração, quase como se nos estivessem mesmo a dizer que aquelas faixas iniciais são as indicadas para promover o disco e as restantes são mais obra de criatividade direccionada a quem ouvirá o álbum na íntegra. Ainda assim, nada está perdido e a competência continua assegurada, tendo apenas de se ter alguma paciência para ouvirmos ICS Vortex (Arcturus) no tema-título que encerra o álbum.

Agora resta saber se conseguimos ouvir o álbum de forma estritamente séria sem imaginar os nossos companheiros a rebolar por uma ravina embrulhados numa gigante bola de neve em direcção a uma estalagem acolhedora… Será impossível. Faz parte e é assim que tem de ser.

Nota Final

 

 

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Månegarm “Fornaldarsagor”

Diogo Ferreira

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Editora: Napalm Records
Data de lançamento: 26.04.2019
Género: folk metal

Ao nono álbum, os Månegarm convidam-nos a participar numa jornada pelos tempos ancestrais do pré-Cristianismo através do seu metal folclórico que tem vindo a desenvolver-se desde 1995.

Com uma entrada tempestuosa e furiosa protagonizada por “Sveablotet”, os suecos misturam em si mesmos a música extrema do black metal robusto em background que se transforma em death metal melódico na frente através de leads luminosos (“Tvenne drömmar”). Há por todo o disco um sentido épico com especial foco nos refrãos gloriosos, melodiosos e cativantes que tanto são próximos de vocais limpos como berrados com um sotaque nórdico muito carregado (“Spjutbädden”). Para além de toda esta mescla energética, há, claro, incursões mais típicas do folk metal, como é representado na melancólica e nostálgica “Ett sista farväl” que, a mid-pace, inclui voz feminina e violino, um instrumento que, no seu devido lugar, vai sendo ouvido ao longo destes novos oito temas.

“Fornaldarsagor” é, em última análise, a prova de que a chama pagã está bem acesa e alimentada, o que agradará a fãs de, por exemplo, Vintersorg.

Nota Final

 

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Allegaeon “Apoptosis”

João Correia

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Editora: Metal Blade Records
Data de lançamento: 19.04.2019
Género: death metal técnico

“Proponent For Sentience”, de 2016, foi o expoente máximo criativo e técnico dos Allegaeon e, com ele, entraram directamente para a primeira liga do death metal técnico, fincando nela os pés de tal maneira que seria impossível regredirem. Geralmente, uma banda de topo lança um disco destes em toda a sua carreira: “Master of Puppets”, “Reign In Blood” e “Unquestionable Presence” são exemplos de discos assim, que conseguem deixar uma marca temporal muito duradoura e que acabam por servir de ponto de partida para outras bandas. Com “Apoptosis”, os Allegaeon conseguem o improvável, que é como quem diz: crescerem musicalmente, criarem um registo ainda melhor do que o anterior e deixarem-nos novamente na dúvida se conseguirão fazer melhor com o próximo disco.

O segredo que faz de “Apoptosis” um disco mais dinâmico do que “Proponent For Sentience” deve-se à maior naturalidade e aceitação de conceitos que a banda passou a praticar na novidade, que demonstra incontestavelmente uma superioridade criativa que o anterior tentava atingir, mas forçadamente. A intro “Parthenogenesis” poderia ter saído dos Revocation ou dos Obscura, tal é a perfeição e virtuosismo presente em cada instrumento sem perder catchiness (bem pelo contrário), e culmina imediatamente no início de “Interphase Meiosis”, um projéctil ultratécnico que nos faz sorrir de satisfação, coisa rara numa época em que tropeçamos em macaquinhos de imitação a cada esquina que dobramos. Segue-se “Extremophiles”, que uma vez mais apresenta uma estrutura coesa, velocidade, muito peso e mais solos deliciosos. Nesta faixa descobrimos ainda que a saída do baixista Corey Archulleta basicamente não prejudicou a banda, muito pelo contrário, mesmo porque Brandon Michael, o seu substituto, consegue imprimir aos Allegaeon uma palete de cores diversas devido à sua proficiência musical, tanto teórica quanto prática. Depois, a voz de Riley McShane está cada vez mais agressiva, havendo também lugar para imensas partes vocais límpidas. Acrescente-se a tudo isto uma secção de percussão muito mais rápida e perfeccionista do que anteriormente e ficamos bastante impressionados com a evolução significativa da banda.

Com os seus solos impossíveis e brutalidade técnica, “The Secular Age” e “Exothermic Chemical Combustion” aumentam a fasquia da nossa exigência crítica para outro patamar – é impossível apontar erros, de dizer ‘ah, aqui se calhar ficava melhor isto ou aquilo’. Poucas vezes nos deparamos com dois trabalhos cujo único termo que nos ocorre para os denominar é ‘erudito’. “Metaphobia” é um tema perfeito para partir uns quantos ossinhos no pit, ao passo que “Tsunami And Submergence” e “Colors Of The Currents” exploram os momentos mais progressivos da banda, com melodias sublimes que entram à primeira e não mais saem. O sci-fi tech-death regressa na forma de “Stellar Tidal Disruption”, a melhor faixa do álbum e que nos recorda vividamente Vektor, mas muito mais à frente. A final “Apoptosis” junta bits e bytes de cada uma das faixas anteriores e proporciona um final épico digno dos Allegaeon, os novos reis do death metal técnico… Bom, talvez seja exagerado colocar as coisas nestes termos, mas é muito pouco provável que 2019 nos brinde com um disco de death metal melhor do que “Apoptosis”, que não é menos do que um diamante perfeito lapidado pelas mãos dos melhores artesãos. Daqui em diante é sempre a descer para os Allegaeon.

Nota Final

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