Foto: Solange Bonifácio
-/-
Stick To Your Guns + Nasty + Get The Shot
08.04.2019, Lisboa
-/-
Por volta das seis da tarde já começava a aparecer parte do público na rua do RCA Club para uma noite de concertos em que foi possível encontrar diferentes bandas dentro do seu estilo de hardcore numa tour composta por Get The Shot, Nasty e Stick To Your Guns.
Provenientes do Québec, os Get The Shot são uma banda com espírito e atitude DIY. A banda tocou de forma despretensiosa e repleta de fúria, evocando o desespero de uma juventude fria e descontente. O vocalista – incansável – fez diversos stagedivings e, como já habitual nos seus concertos, fez um crowdwalking sem largar o microfone, enquanto a multidão o sustentava, com ida até ao balcão do bar, fazendo ainda parte do próprio moshpit. Os Get The Shot abriram as hostilidades da noite de forma absolutamente explosiva.
Os belgas Nasty já não são novidade nos palcos portugueses; aliás, têm uma base de seguidores bastante fiel dentro do beatdown. Mais uma vez foi possível encontrar de tudo um pouco, desde o público a tentar agarrar no microfone do vocalista Matthias Odysseus à breve participação numa música com o vocalista de Steal Your Crown, que se encontrava a assistir ao concerto em palco. Mais um concerto arrebatador e repleto de energia numa noite apocalíptica.
Os headliners desta noite, os Stick To Your Guns, são provavelmente um dos líderes actuais dentro do seu género. A banda parece ter um futuro muito promissor por já ter uma base tão forte e abrangente de fãs e por ter vindo a evoluir. Com um som melódico – sempre dentro do hardcore – e uma influência abrasiva, a energia foi alta em palco – então, tiveram continuamente o público agarrado durante todo o concerto entre arestas musicais, ritmos frenéticos, sing-alongs e stagedivings contínuos, sem parar. O vocalista presenciou-nos com diversos discursos curtos e evidenciou o facto de que a última vez que tocaram em Portugal tenha sido para um público de pouco mais de 50 pessoas – contrastes – tendo em conta que o RCA estava absolutamente esgotado. O concerto terminou com parte do público em palco, numa noite que será certamente memorável para os presentes. No fucks given, the hardcore punch goes right in your face.
-/-
-/-
Texto e fotos: Solange Bonifácio