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Unleashed “The Hunt For White Christ”

João Correia

Publicado há

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Editora: Century Media Records
Data de lançamento: 26 Outubro 2018
Género: death metal

É louvável que, ao fim de 29 anos de actividade, uma banda de death metal continue a surpreender como quando o fazia nos idos de 90. É o caso dos eternos Unleashed, banda pioneira do viking
death metal que lançou de rajada três álbuns fundamentais (“Where No Life Dwells”, “Shadows In The Deep” e “Across The Open Sea”) e que, com eles, ajudou a alicerçar o futuro do death metal sueco puro: inicialmente básico, mas pleno de originalidade/vitalidade, e porque os solos técnicos estavam quase sempre ausentes, os Unleashed tinham a capacidade de criarem riffs simples, mas imortais (quem não se recorda de temas como “Before The Creation Of Time” ou “To Asgaard We Fly”?). Eram tempos mais simples, tempos em que conseguíamos identificar uma banda pela produção e afinação de apenas uma guitarra, tempos em que cada logótipo era completamente distinto de banda para banda, em contraste com a actualidade.

A partir de 1995, os suecos extinguiram um pouco a sua chama inicial e caíram num limbo de incertezas. Mesmo no princípio dos 2000, os mestres pagãos poucos concertos davam fora da Suécia, excepção feita a concertos de grande dimensão (como o Wacken, em 2002). Ademais, o género de death metal praticado pouco evoluiu, o que quase fez da banda uma glória antiga com pouco ou nada mais a acrescentar. Porém, mais recentemente os Unleashed voltaram a provar de que massa são feitos quando lançaram o muito bem conseguido “Odalheim” (2012), um registo mais violento do que anteriormente e orientado para o death metal com toques de black sueco muito discretos, com uma produção e uma sensação de actualidade sempre com o death metal sueco clássico de fundo e, pasme-se, com solos de alta categoria, oscilando entre o caos e a melodia e, finalmente, os riffs de marca dos Unleashed. Desaceleraram para uma toada mais épica e lenta no álbum seguinte, “Dawn Of The Nine” (2015), mas continuaram a convencer com a crescente qualidade das composições. Tudo isto apontava para um sucessor à altura das lendas escandinavas.

Chegados a 2018, “The Hunt For White Christ” é uma rodela que apresenta todo o potencial de uma banda que fez do death metal o seu ganha-pão. “Lead Us Into War” – a primeira de 11 faixas cuja duração média é quatro minutos e que assenta arraiais na clássica declaração veni, vidi, vice – é um tema extremamente rápido que grita “UNLEASHED!” com todas as letras, principalmente graças aos riffs inconfundíveis de Tomas Olsson e aos solos de classe de Fredrik Folkare, que são caóticos, complexos e perfeitos. Esta fórmula repete-se a cada tema do novo registo, com a particularidade de não aborrecer ou de dar a impressão de dejá vu – “Stand Your Ground” (com a sua afinação de guitarras nitidamente sueca), “The City Of Jorsala Shall Fall” (com o seu compasso mais lento, o que permite a Fredrik demonstrar o quanto evoluiu, que aliás é uma constante em cada tema) ou a final “Open To All The World” (que coroa uma vez mais a cabeça dos verdadeiros reis do deah metal sueco) são temas que marcam e que nos apresentam ainda uma influência de death metal mais técnico extraído de outras paragens que a Escandinávia, com toques de Gojira e até de bandas norte-americanas aqui e ali. O contexto, esse, não varia – anticristianismo, paganismo, os feitos dos vikings e a eterna necessidade dos einherjar em tombarem honrosamente em combate para ascender gloriosamente a Valhalla.

Gravado e produzido nos Chrome Studios por Fredrik Folkare, “The Hunt For White Christ” é um trabalho algo improvável e que nos prova que os Unleashed não são apenas mais uma banda relevante da época de platina do metal extremo, mas sim um trabalho em progresso que logra surpreender mais e mais a cada nova audição e a cada novo registo. Feitas as contas, “The Hunt For The White Christ” vale pelo seu todo e pelos factores novidade (tendo em conta a banda de que se trata) e qualidade, sempre presentes em doses muito generosas e que fazem com que este seja um dos álbuns a ter em atenção dentro do género em 2018.

Nota Final

 

 

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Children Of Bodom “Hexed”

Diogo Ferreira

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Editora: Nuclear Blast
Data de lançamento: 08 Março 2019
Género: death metal melódico / power metal

Foi em 2003 que os Children Of Bodom atingiram o seu pico de criatividade e popularidade com o espantoso “Hate Crew Deathroll”, ainda que para trás tenham tido três álbuns significativos. Contudo, a partir daí, encontraram a fórmula musical hoje reconhecida e cada disco foi quase como viver do passado e da popularidade sem grande relevância junto da crítica, à excepção talvez de “Halo of Blood” (2013), precisamente 10 anos depois da obra-prima.

Com “Hexed”, a banda de Alexi Laiho tenta recuperar muito do que eventualmente fora perdido. Com uma formação estável, tendo em conta que único membro recente é o guitarrista-ritmo Daniel Freyberg (juntou-se aos COB em 2016), os finlandeses voltam a depender, e bem, do shredding frenético de Alexi Laiho e de muitos floridos oferecidos pelos teclados de Janne Warman em que o death metal melódico de fundo se confunde invariavelmente com o power metal e até algum pop, ainda que escasso, das teclas. Para além de temas todos eles orelhudos, “Hexed” possui também velocidade, como se ouve em “Kick in a Spleen” e no tema-título, este último que se encosta ao neoclássico e em boa medida faz lembrar a sonoridade mais antiga da banda com brutos duelos entre solos de guitarra e teclados em estruturas distintas, sendo, quiçá, a melhor composição do disco. Menção honrosa também para o leading-riff de “Say Never Look Back” que funciona como batuta para toda a faixa.

Historial é meio caminho andado para uma banda sobreviver, mesmo que por vezes caia nalgum esquecimento, mas eventualmente até isso escasseia e deixa um vazio que, com esperança, só um álbum sólido conseguirá reverter tal situação – com “Hexed”, os Children Of Bodom conseguiram precisamente isso.

Nota Final

 

 

 

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Dream Theater “Distance over Time”

João Correia

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Data de lançamento: 22 Fevereiro 2019
Editora: InsideOut Music
Género: metal progressivo

Após um menos bem conseguido “The Astonishing”, os nova-iorquinos Dream Theater tentam regressar a tempos de maior inspiração com “Distance over Time”. Fruto de um isolamento autoimposto pelos elementos da banda, “Distance over Time” está muito afastado do último trabalho exactamente por se tratar de um disco muito orgânico, mesmo que cuidadosamente calculado. “Untethered Angel” abre de forma bastante positiva um disco que não poderia soar a outra coisa que não Dream Theater: pleno de passagens técnicas, ainda que com um refrão tipicamente power metal, são as batalhas de solos entre teclado e guitarra que pasmam e nos obrigam a fazer rewind, sentindo-se a necessidade de ouvir uma e outra vez o trabalho investido nos solos. Segue-se-lhe “Paralyzed”, um tema mais lento e robusto que nos faz recordar algum do melhor rock alternativo/grunge dos anos 90 sem pestanejar. “Fall Into The Light” vem a seguir e, aqui, são retomadas as batalhas de solos entre o Hammond X5 e a guitarra, bem como uma toada mais pesada e actual – o tipo de tema que nos permite identificar a banda de imediato. Até à faixa final “Viper King”, com a qual a banda se distancia mais do metal e adentra por um bourbon rock tipicamente norte-americano, mas ainda assim repleto de solos de guitarra e teclados, “Distance Over Time” assemelha-se a um trabalho de elite que só os Dream Theater conseguem fazer, algo que se tornou numa assinatura muito própria; logo, inimitável.

O disco foi gravado numa propriedade particular transformada em estúdio de alta gama em Nova Iorque, o que permitiu aos músicos uma concentração e convivência exemplares para poderem regressar à fórmula de outros tempos, tempos em que as notícias de um novo disco de Dream Theater criava grandes expectativas e, chegado esse, não só não as confirmava, como ainda as excedia. À primeira audição, é essa a ideia que “Distance over Time” oferece – algo de majestoso, de regresso a discos como “Images and Words”, mas duas ou três audições depois e o entusiasmo inicial desvanece e começamos a notar um padrão infeliz de previsibilidade, algo que não é suposto vindo de quem vem. Não há dúvida de que os grandes trunfos do disco assentam na utilização inteligente dos teclados e das guitarras, que nos recordam dos tempos épicos do rock progressivo dos anos 70, com toda aquela pompa, circunstância e excesso, com toda aquela excentricidade dos Yes ou dos Genesis. Mas não chega. Não quando estamos a falar da banda que ofereceu ao metal e ao mundo uma visão mais polida e erudita na forma de “When Dream And Day Unite”, “Images and Words”, “Awake” ou “Metropolis, Pt. 2: Scenes From a Memory”.

“Distance over Time” cumpre indubitavelmente com o objectivo de nos fazer esquecer “The  Astonishing”, mas é um disco menor quando se trata da banda em causa. Não sendo um disco de calendário, também não se trata de uma epifania musical, de todo – é metal progressivo de qualidade, com uns poucos piscares de olhos ao rock de diversas décadas. O que, para os Dream Theater, é um tudo-nada abaixo da média. É ágil o suficiente para cativar novos fãs, da mesma forma que convencerá os mais acérrimos, saldando-se num álbum que se ouve bem duas vezes e que depressa nos faz regressar aos verdadeiros clássicos da banda.

Nota Final

 

 

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Dead Witches “The Final Exorcism”

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Editora: Heavy Psych Sounds
Data de lançamento: 22 Fevereiro 2019
Género: doom metal

O novo lançamento destes italo-britânicos vem cheio de expectativa após o sucesso do seu álbum de estreia, “Ouija”, lançado em 2017. Um dos traços mais prementes da banda é a pegada musical de Mark Greening, na bateria, que fica cada vez maior de álbum para álbum. O ex-Electric Wizard continua a dar à banda um percurso de doom metal, com uma mistura de rock psicadélico e uma temática de metal quase ‘depressivo e obscuro’ .

Agora, para este “The Final Exorcism”, a banda foi remodelada com a entrada de dois novos membros – Oliver Irongiant e Soozi Chameleone, na guitarra e vocal respectivamente. Enquanto no primeiro álbum a fórmula podia não ser a mais original possível – reproduzindo muito do clássico doom metal depressivo e eléctrico que vem sendo produzido -, em “The Final Exorcism”, o grupo inova um pouco com mais guitarras e uma expressão vocal mais clínica, audível e produzida.

Em termos de produção, este álbum bate o disco de estreia, existindo uma maior preocupação em tornar os instrumentais e a coesão de grupo o mais perceptível possível, o que motiva a mais audições. É um álbum que, rapidamente, capta a atenção do ouvinte com uma intro quase a roçar o sentido de alerta dos ouvintes para os preparar para o que se segue. A faixa homónima traz um pouco da ‘tempestade depressiva e agressiva’ que os Dead Witches nos têm, para já, habituado sem alguma vez comprometerem o caminho iniciado em “Ouija”; a faixa torna-se ainda mais especial devido ao seu último minuto e meio com a inclusão de falas do filme “Exorcista” e uma maior atenção para a guitarra, que se torna bem mais eléctrica. Sendo um disco curto, com apenas 40 minutos de duração, na terceira faixa chegamos rapidamente a meio de “The Final Exorcism”, destacando-se neste tema os trejeitos quase épicos de uma composição puramente eléctrica e com um doom metal mais apurado. A segunda metade do álbum apresenta o melhor da jovem banda – que ainda está meio em work in progress – com três faixas quase épicas, libertando o grupo e o álbum para uma atmosfera mais madura e rica, com letras mais significativas e críticas, com destaque principal para “Fear The Priest”.

Em jeito de conclusão, “The Final Exorcism” é uma evolução face ao álbum de estreia. A banda reformulou a formação e parece que ficou a ganhar com a mudança. O segundo disco é mais maduro, trabalhado e criativo, com a inclusão de um estilo mais eléctrico e com mais foco na guitarra. É um trabalho a ouvir e garantimos que os fãs não vão ficar desapontados.

Nota Final

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